A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), realizou nessa terça-feira (13) a segunda e última etapa do II Festival de Interpretação Teatral de Literatura Negra (Poesia, Conto e Crônica) – FESTIAFRO, no Teatro Ferreira Gullar, às 19h.
Esse festival vem sendo desenvolvido nas escolas estaduais de Imperatriz, sob a coordenação e orientação da CEIRI, desde o início do ano, onde os(as) estudantes fizeram trabalho de pesquisa e análise de obras de autores africanos e afrodescendentes e, em seguida, selecionaram textos (poemas, contos, crônicas) para interpretarem. Os dois melhores trabalhos (interpretação teatral) de cada escola foram selecionados para representarem a mesma no festival.
Os principais objetivos do festival são: trabalhar com a Lei 10.639/2003 (História e Cultura Afro-Brasileira e Africana); (re)conhecer a importância e qualidade da Literatura Negra; disseminar a tolerância e o respeito à diversidade através da literatura; fortalecer a discussão de uma verdadeira Educação antirracista; combater a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo.
Durante o processo de divulgação do festival, a coordenação do mesmo manteve contato com alguns/algumas escritores(as), dentre eles(as) Lívia Natália (poetiza e contista, doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia, natural de Salvador), Cristiane Sobral (escritora, arte-educadora e atriz, nascida no RJ e residente em Brasília desde 1990) e Maria Loza (professora e escritora, residente em João Lisboa/MA).
Vale ressaltar que ao tomar conhecimento do FESTIAFRO (pela coordenação do evento), a escritora Cristiane Sobral enviou (através do facebook) a seguinte mensagem aos estudantes participantes: “Estou na torcida, estudantes queridos, vocês são vencedores, mostrem ao mundo a força e o brilho da nossa literatura negra. Façam valer cada letra, cada sílaba, cada palavra. Coloquem alma, sopro de vida nas palavras, estarei com vocês em pensamento, e pensamento é energia pura! Um beijo no coração de cada um e um abraço fraterno e acolhedor! Palavras são fontes de libertação.”
Enquanto a escritora Maria Loza compareceu ao teatro para prestigiar o evento e assistir seu poema “Sou negro, sim senhor” ser defendido pela estudante Sara Sthephanny Silva Pereira (vencedora do festival).
A programação do FESTIAFRO foi entrelaçada por várias linguagens artísticas, dentre elas dança (Grupo de dança “Africandê”, da Escola Municipal Frei Manoel Procópio), Canto (estudantes do CE Edison Lobão; CE Nascimento de Moraes; CE Francisco Alves II (Davinópolis); e a estudante Thais Ferreira da Conceição, vencedora do Festival de Música Negra/2011, coordenado pela CEIRI), declamação de poemas, seguido de desfile do garoto e garota “Beleza Negra”, da cidade de Ribamar Fiquene.
A participação, beleza e qualidade dos trabalhos apresentados este ano foi superior aos do ano passado, pois o envolvimento de estudantes, educadores(as), comunidade escolar foi mais significativo. Ao final do evento, os(as) vencedores(as) receberam certificados de participação, sendo entregue o troféu “Izaura Silva” para os três primeiros colocados (pelo júri oficial) e 01 por aclamação popular.
Todos os anos, durante o FESTIAFRO, uma personalidade negra (local) de grande relevância para a difusão da história e cultura africana e combate ao racismo, preconceito e discriminação é homenageada pela CEIRI. Em 2010 foi a educadora e militante negra Izaura Silva (presidente do Centro de Cultura Negra Negro Cosme), este ano foi a pesquisadora e professora (UEMA) Maristane Rosa, pelo importante trabalho que desenvolve, em Imperatriz, em prol da História da África, da valorização dos negros e negras e do combate à discriminação racial. (Eró Cunha / Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz)
Lista dos vencedores do II FESTIAFRO/2011
1º LUGAR (júri oficial e aclamação popular)
COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
Intérprete: Sara Sthephanny Silva Pereira
Poema: Sou negro, sim senhor
Autor: Maria Loza – João Lisboa
2º LUGAR (júri oficial)
CE. EDISON LOBÃO
Poema: Não vou mais lavar os pratos
Autora: Cristiane Sobral
Alunas: Karina de Sousa Alves, Taís Pereira dos Santos, Carolina Nascimento Queiroz, Gerliane Lima da Silva, Sarah Carolline da Silva Ribeiro.
3º LUGAR (júri oficial)
CE. NASCIMENTO DE MORAES
Conto: T’sui Goab (Batalha contra a morte)
Autor: Júlio Emílio Braz
Alunos: Luiza Valeria Chaves Pires Pedrosa; Brenda Macedo Alvarenga; Raylson Moraes Bueno; Thaylor de Paiva Santos
4º LUGAR (júri oficial)
COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
Poema: Protesto
Autor: Carlos Assumpção
Alunos: Anderson Pedrosa da Silva, Andresa Silva Andrade Ruas, Beatriz Helena Leite de Freitas, Thabata Yanne Carvalho da Silva e Thiago Vinícius Silva Nascimento
5º LUGAR (júri oficial)
CE. AMAZÔNIA
Poema: Elogio a Mulher Negra
Autor: Felipe Coutinho Filho
Aluno: João Vitor Silva Carvalho Costa
Comentários