Durante três dias, os alunos foram desafiados a criarem soluções para demandas reais das indústrias

Como parte do programa Projetos Integradores, alunos dos cursos técnicos de eletromecânica e eletrotécnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Maranhão (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, participaram do Grand Prix Escolar, um desafio colaborativo que busca solucionar os desafios de demandas reais da indústria, incentivando a criatividade e o empreendedorismo.
Durante três dias, cerca de 120 alunos, divididos em equipes, idealizaram as soluções, transformaram em modelos de negócio e as apresentaram para uma banca composta por especialistas técnicos e empresários das suas respectivas áreas. O desenvolvimento das soluções será continuado nas salas de aula e as mesmas participarão de disputas estadual e nacional por meio do Desafio SENAI de Projetos Integradores - DSPI que premiará as três melhores selecionadas.
Na Oficina de Business Model Canvas (Modelo de Negócio), foram criadas diversas soluções para demandas reais da indústria com propostas inovadoras. A equipe do Karlos Henrique elaborou a proposta de um dispositivo antiderrapante para motociclistas. "A ideia nasceu de uma pesquisa de campo, com pessoal que trabalha com motocicleta, onde a maioria do calçado do pé esquerdo desgasta muito rápido por conta da troca de marchas e dependendo do calçado, muitas vezes também o pé chega a escorregar", explica.
Já a equipe do Thiago Viana pensou em desenvolver um cartão do SUS com informações mais completas sobre o paciente. "A ideia é um cartão magnetizado que irá portar todas as informações em relação a sua saúde, meio que um histórico completo para agilizar o atendimento hospitalar e também garantir a segurança do paciente", afirma.

Sobre o Grand Prix - O objetivo é solucionar os desafios de demandas produtivas e reais da indústria, que são a base para geração de soluções inovadoras, com a possibilidade de realização de futuros projetos de pesquisa aplicada. A ação busca também se alinhar a um novo perfil profissional demandado pela indústria, que busca profissionais criativos e com alta capacidade de resolução de problemas.
A disputa é preparatória e pode estimular a participação de estudantes nos programas Projetos Integradores e Inova SENAI com perspectivas para a obtenção de apoio de empresas na geração de futuros negócios.