Secretário falando sobre a escola de ensino médio no Parque Alvorada
Márcio Jerry dando detalhes ao deputado Marco Aurélio sobre custos do funcionamento do Hospital Macrorregional
Máquinas trabalhando na rede de esgoto no Bacuri

Willian Marinho

Como parte da programação de aniversário de Imperatriz, o governador Flávio Dino visitará municípios da região neste sábado para inaugurar e vistoriar uma série de obras e serviços realizados pelo governo do estado.
Ontem, 15, a Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) realizou vistoria itinerante por algumas das principais obras em Imperatriz, com a participação de profissionais da comunicação da região.
Foram visitadas obras que integram programas como o Mais Asfalto, Mais Saneamento, além do Hospital Macrorregional (em construção), escola e equipamentos de infraestrutura.
A maratona de visitas teve início pela Avenida Beira-Rio, onde o governador Flávio Dino fará neste sábado o anúncio oficial do início das obras que transformarão do local num cartão postal. O local vai ser revitalizado, passando por reforma estrutural e urbanística. Está prevista no projeto a construção de espaços cultural e urbanístico, além de playground, área de eventos com palco, quadra poliesportiva, mirantes, área de convivência, calçadão com espaço para caminhada, paisagismo e nova iluminação. Nesta primeira etapa, serão investidos mais de dois milhões de reais do tesouro estadual.
Depois, a maratona esteve em outra obra, desta feita na Skate Parking, na Praça Mané Garrincha, que foi ampliado com os serviços do governo do estado e adequado de acordo com as sugestões dos próprios skatistas que frequentam o local.
Considerada uma das mais importantes obras da área da saúde, a Casa da Gestante também foi visitada pela caravana. A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), anexo ao Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, é um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna. A residência provisória de cuidado será voltada para pacientes que necessitem de vigilância diferenciada sem, entretanto, perfil para internação. A ideia é proporcionar às parturientes um ambiente diferente do hospitalar, mais acolhedor e confortável.
A Casa da Gestante será inaugurada hoje e fica localizada na rua Simplício Moreira, antiga sede da Diretoria Regional da Educação. O local recebeu o nome como homenagem à médica obstetra Eimar de Mello, uma das pioneiras da medicina no município.
Já no Bacuri, jornalistas e assessores do governo puderam verificar o andamento das obras da rede de esgotamento sanitário. São onze quilômetros de rede coletora de esgotos e duas mil ligações domiciliares, alcançando dez mil famílias. A colocação de tubos coletores, conexões e acessórios, que será realizada durante os serviços, vai favorecer a ampliação do sistema de tratamento de esgoto para as áreas do entorno do bairro, que é um dos maiores do município. O projeto de saneamento inclui investimentos para a reabilitação e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade, beneficiando uma população de 260 mil habitantes. Poços tubulares também serão perfurados nos bairros Santa Lúcia, Parque Anhanguera e Jardim São Luís, atendendo a 15 mil moradores. As obras estão em andamento.
O programa Mais Asfalto também foi visitado e a rua que foi pavimentada e inaugurada, ontem à tarde, pelo governador foi a Itaipu. Os moradores demonstraram satisfação com o fim da poeira e da lama na avenida, que liga os bairros Vila Nova e Vila Fiquene.
A escola de ensino médio no Parque Alvorada, fruto de emenda do deputado Marco Aurélio e que está sendo construída em parceria com o município, foi outro ponto de parada. Já com obras avançadas, a Escola Amaral Raposo vai atender a uma comunidade estudantil de mil e duzentos alunos, que hoje estudam em pontos distantes de onde moram. Algumas paredes já estão erguidas e a nova escola contará com uma área construída de 2,7 mil metros quadrados, reunindo 10 salas de aulas. O Governo do Estado fez investimento de mais de R$ 1 milhão e a estimativa é de atender a 400 alunos por turno.
Em fase final de obras, o Hospital Macrorregional de Imperatriz, que deverá se chamar Hospital Ruth Noleto, disponibilizará tratamento de câncer, qualificado e especializado, com atendimento oncológico adulto. São 116 leitos de internação nas especialidades clínicas, cirúrgicas, oncológicas e clínicas cirúrgicas oncológicas, além de 12 UTIs adulto.
A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Nas quatros especialidades, o hospital terá capacidade para atender a 5.894 pacientes/ano e 288 pacientes/mês na UTI. Cerca de 90% da obra já está concluída e o governador espera inaugurá-lo em dez de agosto.
Os serviços do hospital serão voltados para pacientes da área oncológica e a população em geral em clínica médica e cirúrgica. Ao todo, a população de quatro unidades regionais de saúde – Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda – será beneficiada com o atendimento, totalizando 43 municípios. O hospital vai disponibilizar três tipos de atendimentos: o ambulatorial, o hospitalar e o Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT).
Com 26 leitos para clínica médica, 26 para clínica cirúrgica, 26 para clínica oncológica, 26 para clínica de cirurgia oncológica e na UTI adulto 12 leitos, além de diversas especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, hematologia, médico da dor, oncologia, ortopedia oncológica, proctologia, urologia, gastroenterologia, psicologia e cirurgia plástica. O custo mensal de funcionamento é de quatro milhões de reais.
Muito esperada e reivindicada na cidade há mais de 40 anos, o governador Flávio Dino inaugurará hoje a rodovia MA-386, mais conhecida como Estrada do Arroz. São 44 km de via, antes de barro, e foi totalmente pavimentada e mais de onze quilômetros recuperados. A obra incluiu interligações por pontes nos povoados de Cinzeiro I e II, Pequizeiro e São Félix e passagens de concreto sobre os rios Angical, Olho da Aguinha, Bom Jesus e Domingão. Foram recuperados ainda 70km de estradas vicinais do centro de Imperatriz e da BR-010, que ligam as comunidades à Estrada do Arroz.
A estrada também foi alargada de sete para treze metros. A via liga Imperatriz a Cidelândia e é de grande importância para o escoamento da produção agrícola, beneficiando diretamente mais de 25 comunidades rurais e mais de 35 mil pessoas.
Ao falar sobre os investimentos feitos pelo governo mesmo em tempo de crise, o secretário Márcio Jerry disse que o governador Flávio Dino trabalha sempre com sinal amarelo e que só foi e está sendo possível fazer obras por uma arrecadação maior do ICMS, não aumentando arrochos, mas estruturando, fazendo mais com menos, por um esforço fiscal e seriedade, e porque o governador sustou os processos de anistias que eram dadas e que isso penaliza o estado. “Suspendendo estes processos, as empresas não faliram, continuam amigas do estado e o estado está arrecadando o que não tinha”, frisou ele. (Com Secap)