Willian Marinho
Como parte da programação de aniversário de Imperatriz, o governador Flávio Dino visitará municípios da região neste sábado para inaugurar e vistoriar uma série de obras e serviços realizados pelo governo do estado.
Ontem, 15, a Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) realizou vistoria itinerante por algumas das principais obras em Imperatriz, com a participação de profissionais da comunicação da região.
Foram visitadas obras que integram programas como o Mais Asfalto, Mais Saneamento, além do Hospital Macrorregional (em construção), escola e equipamentos de infraestrutura.
A maratona de visitas teve início pela Avenida Beira-Rio, onde o governador Flávio Dino fará neste sábado o anúncio oficial do início das obras que transformarão do local num cartão postal. O local vai ser revitalizado, passando por reforma estrutural e urbanística. Está prevista no projeto a construção de espaços cultural e urbanístico, além de playground, área de eventos com palco, quadra poliesportiva, mirantes, área de convivência, calçadão com espaço para caminhada, paisagismo e nova iluminação. Nesta primeira etapa, serão investidos mais de dois milhões de reais do tesouro estadual.
Depois, a maratona esteve em outra obra, desta feita na Skate Parking, na Praça Mané Garrincha, que foi ampliado com os serviços do governo do estado e adequado de acordo com as sugestões dos próprios skatistas que frequentam o local.
Considerada uma das mais importantes obras da área da saúde, a Casa da Gestante também foi visitada pela caravana. A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), anexo ao Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, é um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna. A residência provisória de cuidado será voltada para pacientes que necessitem de vigilância diferenciada sem, entretanto, perfil para internação. A ideia é proporcionar às parturientes um ambiente diferente do hospitalar, mais acolhedor e confortável.
A Casa da Gestante será inaugurada hoje e fica localizada na rua Simplício Moreira, antiga sede da Diretoria Regional da Educação. O local recebeu o nome como homenagem à médica obstetra Eimar de Mello, uma das pioneiras da medicina no município.
Já no Bacuri, jornalistas e assessores do governo puderam verificar o andamento das obras da rede de esgotamento sanitário. São onze quilômetros de rede coletora de esgotos e duas mil ligações domiciliares, alcançando dez mil famílias. A colocação de tubos coletores, conexões e acessórios, que será realizada durante os serviços, vai favorecer a ampliação do sistema de tratamento de esgoto para as áreas do entorno do bairro, que é um dos maiores do município. O projeto de saneamento inclui investimentos para a reabilitação e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade, beneficiando uma população de 260 mil habitantes. Poços tubulares também serão perfurados nos bairros Santa Lúcia, Parque Anhanguera e Jardim São Luís, atendendo a 15 mil moradores. As obras estão em andamento.
O programa Mais Asfalto também foi visitado e a rua que foi pavimentada e inaugurada, ontem à tarde, pelo governador foi a Itaipu. Os moradores demonstraram satisfação com o fim da poeira e da lama na avenida, que liga os bairros Vila Nova e Vila Fiquene.
A escola de ensino médio no Parque Alvorada, fruto de emenda do deputado Marco Aurélio e que está sendo construída em parceria com o município, foi outro ponto de parada. Já com obras avançadas, a Escola Amaral Raposo vai atender a uma comunidade estudantil de mil e duzentos alunos, que hoje estudam em pontos distantes de onde moram. Algumas paredes já estão erguidas e a nova escola contará com uma área construída de 2,7 mil metros quadrados, reunindo 10 salas de aulas. O Governo do Estado fez investimento de mais de R$ 1 milhão e a estimativa é de atender a 400 alunos por turno.
Em fase final de obras, o Hospital Macrorregional de Imperatriz, que deverá se chamar Hospital Ruth Noleto, disponibilizará tratamento de câncer, qualificado e especializado, com atendimento oncológico adulto. São 116 leitos de internação nas especialidades clínicas, cirúrgicas, oncológicas e clínicas cirúrgicas oncológicas, além de 12 UTIs adulto.
A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Nas quatros especialidades, o hospital terá capacidade para atender a 5.894 pacientes/ano e 288 pacientes/mês na UTI. Cerca de 90% da obra já está concluída e o governador espera inaugurá-lo em dez de agosto.
Os serviços do hospital serão voltados para pacientes da área oncológica e a população em geral em clínica médica e cirúrgica. Ao todo, a população de quatro unidades regionais de saúde – Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda – será beneficiada com o atendimento, totalizando 43 municípios. O hospital vai disponibilizar três tipos de atendimentos: o ambulatorial, o hospitalar e o Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT).
Com 26 leitos para clínica médica, 26 para clínica cirúrgica, 26 para clínica oncológica, 26 para clínica de cirurgia oncológica e na UTI adulto 12 leitos, além de diversas especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, hematologia, médico da dor, oncologia, ortopedia oncológica, proctologia, urologia, gastroenterologia, psicologia e cirurgia plástica. O custo mensal de funcionamento é de quatro milhões de reais.
Muito esperada e reivindicada na cidade há mais de 40 anos, o governador Flávio Dino inaugurará hoje a rodovia MA-386, mais conhecida como Estrada do Arroz. São 44 km de via, antes de barro, e foi totalmente pavimentada e mais de onze quilômetros recuperados. A obra incluiu interligações por pontes nos povoados de Cinzeiro I e II, Pequizeiro e São Félix e passagens de concreto sobre os rios Angical, Olho da Aguinha, Bom Jesus e Domingão. Foram recuperados ainda 70km de estradas vicinais do centro de Imperatriz e da BR-010, que ligam as comunidades à Estrada do Arroz.
A estrada também foi alargada de sete para treze metros. A via liga Imperatriz a Cidelândia e é de grande importância para o escoamento da produção agrícola, beneficiando diretamente mais de 25 comunidades rurais e mais de 35 mil pessoas.
Ao falar sobre os investimentos feitos pelo governo mesmo em tempo de crise, o secretário Márcio Jerry disse que o governador Flávio Dino trabalha sempre com sinal amarelo e que só foi e está sendo possível fazer obras por uma arrecadação maior do ICMS, não aumentando arrochos, mas estruturando, fazendo mais com menos, por um esforço fiscal e seriedade, e porque o governador sustou os processos de anistias que eram dadas e que isso penaliza o estado. “Suspendendo estes processos, as empresas não faliram, continuam amigas do estado e o estado está arrecadando o que não tinha”, frisou ele. (Com Secap)
Comentários