Os usuários de cadeira de rodas da Região Tocantina receberão uma das maiores inovações da iniciativa pública rumo à inclusão e cidadania. O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), lança o Serviço Travessia - Transporte Especial Gratuito, voltado para pessoa com deficiência, usuária de cadeira de rodas em Imperatriz e cidades próximas. O lançamento será realizado pelo governador Flávio Dino e demais autoridades, na sexta-feira (02), às 17h30, no auditório do Palácio do Comércio de Imperatriz.
Considerado um marco do Estado rumo à inclusão, o Travessia é um projeto ousado e transformador. Subsidiado pelo Governo do Estado, o serviço de transporte porta a porta e exclusivo garantirá a mobilidade de cadeirantes dos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Senador La Rocque e João Lisboa. Diferente de cidades como São Paulo e Vitória, que oferecem o deslocamento do cadeirante para ter acesso apenas a serviços de saúde ou de forma paga, o serviço gratuito integrará o cadeirante aos serviços de saúde, educação, trabalho e lazer, funcionando inclusive aos fins de semana.
"Faz parte de um processo de interiorização das ações bem sucedidas da MOB na Região Metropolitana de São Luís. Assim como já aconteceu com o Expresso Metropolitano, agora, Imperatriz também receberá o Serviço Travessia. Esta expansão continuará no interior do estado e já estamos estudando outras regiões para fazer outros tipos de atendimento. Creio que todos os projetos que foram iniciados pela MOB terão o mesmo processo. Iniciaremos na Região Metropolitana de São Luís e, com os ajustes necessários, faremos a expansão para o interior do estado", destaca presidente da MOB, Artur Cabral.

Serviço

Com capacidade de atendimento para até 1.000 passagens/mês, assim como em São Luís, o Travessia, na Região Tocantina, será executado em quatro veículos do tipo Van, adaptados, climatizados e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes, além de espaço para os pertences dos passageiros. As viagens serão realizadas de 8h às 20h, mediante agendamento prévio, com no mínimo 48 horas de antecedência, por meio da Central Disque-Travessia. O cadeirante terá o destino à sua escolha, ficando submetido apenas à roteirização da frota, trabalho que será feito por meio de software para melhor aproveitamento do serviço.
Em novembro, o Serviço Travessia apresentou, no XIX Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano, em Montevidéu, no Uruguai, novas possibilidades para a acessibilidade no Maranhão, ao buscar solucionar o descompasso entre a demanda de pessoas com mobilidade reduzida de municípios localizados na Ilha de São Luís e a oferta de transporte público, proporcionando um direito essencial à população deficiente. Recentemente, o serviço ampliou o seu atendimento para crianças com microcefalia e deficientes visuais e já atinge 800 atendimentos mensais na Ilha.