Pacientes durante mutirão no Hospital Macrorregional de Imperatriz

O Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, iniciou, nesse sábado (26), o primeiro mutirão de consultas e avaliação médica para cirurgia ginecológica e geral dos pacientes das regionais de saúde de Imperatriz e Açailândia. A força-tarefa pretende reduzir a longa espera por atendimento especializado na região. A ação foi anunciada pelo governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante inauguração, este mês, da nova unidade de saúde.
Com a inauguração do novo hospital, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende reduzir o tempo de espera por atendimento, a partir da unidade de saúde equipada e moderna. A unidade é especializada em oncologia, com acesso referenciado pelas unidades de Atendimento Integrado da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão do hospital é conduzida pelo Instituto Gerir.
Na primeira etapa do mutirão, a direção do hospital planejou a avaliação de cerca de 50 pacientes pelos médicos das áreas de cirurgia geral e ginecologia. O objetivo é realização dos exames pré-cirúrgicos.
A dona de casa Rita Ramos, de 72 anos, de Lajeado Novo, encerrou uma espera de quatro anos por uma cirurgia de vesícula. Em comum com Hermínia Santana de Lucena, moradora de Sítio Novo, que foi avaliada para o procedimento cirúrgico de perineoplastia, sete anos para fazer o procedimento.
De acordo com o diretor administrativo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Felype Hanns, após a consulta regulada, as pacientes saíram do hospital com a data da cirurgia marcada. A organização do mutirão contou com o apoio da Unidade Regional de Saúde de Imperatriz, coordenada por Antônia Iracilda Silva Viana.
Para a secretária municipal de Saúde de Lajeado Novo, Francianne Maria Pereira, que atua em um município de pequeno porte, a população da região vai ganhar mais qualidade de vida. "Identificamos pacientes que há mais de 7 anos aguardavam atendimento cirúrgico. Estamos muito satisfeitos com a instalação do hospital e com a perspectiva de resolver problemas de saúde importantes da população do nosso município", disse a gestora.
Hozana Costa Guimarães Farias, de 42 anos, foi atendida no mutirão. Para ela, o atendimento humanizado fez muita diferença. "Aguardava atendimento há quatro meses. Desde a recepção, tudo tem sido muito satisfatório", avaliou a paciente.

Macrorregional
A unidade especializada em oncologia atende pacientes das regionais de saúde de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia. "Com muita alegria a gente vem entregar mais uma obra de saúde à cidade de Imperatriz e toda região. No mês passado entregamos a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera Dra. Eimar de Andrade Melo, uma obra que mudou a vida das mulheres que se deslocavam anteriormente atrás de atendimento em nosso Hospital Regional Materno Infantil. Este, por sinal, que passa por obras, será entregue no próximo ano. Palavra dita, palavra empenhada: o governador Flávio Dino entrega, ainda, o Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, ele não é um dos mais modernos do Maranhão, é um dos mais modernos do Brasil. Aqui, vocês terão tudo que há de melhor que se pode ter para saúde da região", detalhou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a inauguração do Hospital Macrorregional.
A unidade oferta atendimento de urgência e emergência oncológica adulto, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia oncológica, Terapia Intensiva Adulta, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, farmácia clínica, serviço de nutrição e dietética.
As ações incluem serviço ambulatorial, serviços especializados e Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento (SADT), com procedimentos de alta complexidade em oncologia, clínica médica, clínica cirúrgica e UTI adulto. O hospital está instalado na área na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Camaçari.