Mais de 5,3 mil pessoas foram beneficiadas durante os três dias da Caravana Mais Saúde em Imperatriz. Executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação ofereceu aos imperatrizenses serviços básicos de saúde como exames preventivos e consultas médicas. A Caravana Mais Saúde reuniu o Hospital de Campanha, a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel, o ônibus da Oncologia e a Caravana do Esporte. Também fez parte da ação um mutirão de cirurgias realizado no Hospital Macrorregional Ruth Noleto.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, aprovou os resultados da ação. "Podemos dizer que começamos com o pé direito. Muitas pessoas foram beneficiadas com Caravana Mais Saúde em Imperatriz e isso significa que muitas outras serão beneficiadas em todo o estado com a itinerância das atividades. Agradeço a todos os profissionais que, com alegria e motivados a fazer o bem pela população, se empenharam para que esses serviços pudessem ser realizados", destacou o secretário.
Durante os quatro dias de Mutirão Mais Saúde, são contabilizadas 56 cirurgias no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto; nos três dias da Caravana Mais Saúde, 1.384 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais; 153 mamografias; 262 preventivos; 505 orientações nutricional; 320 consultas médicas; e 1.471 atendimentos para verificação de pressão arterial e glicemia.
Para o médico da Força Estadual de Saúde de Fernando Falcão, Armando de Oliveira, o trabalho foi gratificante. "Através da consulta, as pessoas acabaram descobrindo algum problema de saúde, como diabetes ou hipertensão. Muitos dos pacientes que nos procuraram estavam há mais de cinco anos sem consultar ou fazer qualquer exame, então essa ação beneficiou especialmente quem não é frequente nos postos de saúde", ressaltou o médico.
Também foram oferecidas todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. No total, foram aplicadas 1.170 doses de vacinas. A população recebeu ainda orientações sobre alimentação saudável, cuidados com automedicação e produtos vencidos, além de prevenção contra tabagismo. Com o projeto Visa itinerante, a Vigilância Sanitária distribuiu panfletos e realizou 729 abordagens educativas.
Quem participou da Caravana Mais Saúde avaliou positivamente a ação. "Fiz a mamografia e o preventivo. Não fazia esses exames há mais de 10 anos. Na época tive que fazer particular o que agora fiz de graça. Achei o atendimento maravilhoso. Avisei para outras pessoas que conheço virem participar e ela adoraram. Aqui consegui até um encaminhamento para o ortopedista", disse a dona de casa Maria da Penha Elizeu, 64 anos.

FALA POVO

"Achei ótimo. Ainda não tinha participado de uma ação como essa. Vim verificar pressão, glicemia e fazer avaliação nutricional", disse a dona de casa Maria Edi de Sousa, 61 anos.

"Vim vacinar meus filhos porque a correria é muito grande e eu não tinha tido tempo ainda de levar no posto. Achei muito bom o atendimento aqui", contou a doméstica Francisca dos Santos, 29 anos.

"Aproveitei para fazer o PSA, da próstata. Ainda há um preconceito muito grande por parte dos homens, que são mais acomodados que as mulheres. Estou aqui porque acho importante me cuidar", disse o aposentado Francisco Rodrigues de Abreu, 61 anos.  (Jéssica Wernz)