Como parte das atividades do processo seletivo para a função de gestor (a) escolar da rede estadual de ensino, a Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz promoveu, na última semana, no Centro de Formação de Professores, encontro pedagógico sobre Gestão Democrática. O objetivo é fortalecer o processo seletivo democrático com a participação e articulação efetiva dos profissionais da educação.
Participaram 46 gestores escolares, 31 coordenadores pedagógicos e 14 técnicos pedagógicos da Ure Imperatriz. Ao todo, foram 29 escolas representadas, sendo 18 de Imperatriz e 11 de municípios vizinhos, que integram a regional - São João do Paraíso, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Estreito, Ribamar Fiquene, Buritirana, João Lisboa, Davinópolis e Senador La Roque.
“Estes encontros servem como espaço para reflexão e debates, os quais serão compartilhados junto às escolas. Assim, reiteramos a importância destes debates sobre gestão democrática para que possamos fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, destaca a Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.
A coordenadora pedagógica da Ure Imperatriz, Ivetilde Delgado, ressaltou a importância do encontro para fortalecer a compreensão e o debate sobre a Gestão Democrática; e tematizar o processo político e pedagógico que norteia as ações da eleição para a função de gestor escolar.
Na oportunidade, também foi feita uma retrospectiva histórica do Processo Seletivo Democrático de Gestão Escolar, através de uma linha do tempo, destacando as lutas populares, dos sindicatos e dos professores para garantia da instituição da Eleição Direta como instrumento de Gestão Democrática. “São as lutas que provocam os marcos legais. Somo nós, a base, quem fazemos a escola. Nós é que promovemos a democratização”, disse o professor Pádua, durante explanação da temática.
Orleane Santana, diretora Regional de Educação de Imperatriz, apresentou o cronograma de atividades das eleições, que contempla o dia 27/08 (próxima quinta-feira) como o ‘Dia D da Gestão Democrática’, com a realização de encontros formativos nas escolas e seminários, no intuito de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância das eleições para gestores escolares e discutir os princípios da gestão democrática.
Durante o encontro os participantes discutiram textos que tratam da temática para ampliar a discussão e servir de base para estudos dos candidatos à função de gestor escolar. Os textos “Gestão democrática e participativa na perspectiva da Macropolítica Educacional” e “Gestão democrática, aprendizagem e exercício de participação: porque a gestão democrática é um processo de aprendizagem coletivo?”, foram disponibilizados pela Seduc para a discussão coletiva nos encontros formativos nas regionais e escolas.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15391
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