O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), está participando da 48ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) com uma programação educativa sobre sanidade animal e vegetal. O evento foi iniciado na segunda-feira (4) e segue até sábado (9) no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
No estande da Aged, a programação tem atraído tanto crianças quanto produtores, além da comunidade em geral que podem conferir apresentações do teatro de boneco e participar de palestras de orientação técnica. Nesta quinta-feira (7), a Aged apresenta a palestra ‘Aquicultura com sanidade’ e, na sexta-feira (8), os fiscais agropecuários explicam as etapas para o registro de agroindústrias familiares e falam sobre o ‘Uso correto e seguro de defensivos agrícolas e a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos’.
“A Expoimp é um dos maiores eventos da agropecuária do Maranhão e nós temos que dar todas as condições para que os participantes possam aproveitar e, ao mesmo tempo, se capacitar”, explicou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Para o sábado (9), a Aged realizará uma apresentação voltada para os criadores de gado leiteiro, no auditório principal da Expoimp sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). “Os problemas da brucelose e a tuberculose, dentro desse contexto da produção de leite, são debates de extrema importância, porque são doenças de grande impacto econômico, além de perigosas para a saúde pública”, relatou a chefe do PNCEBT, Adriana Prazeres. A palestra faz parte da programação da Sagrima dedicada à cadeia produtiva do leite, que incluirá a apresentação das ações previstas e em andamento pelo Programa Mais Produção na Região Tocantina e do Médio Mearim.
Durante a Expoimp, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária também ocupa o ‘Espaço de Todos Nós’, nas manhãs de segunda a sexta-feira, com programação infantil e distribuição de brindes. Na ocasião, é encenada uma peça sobre a febre aftosa no teatro de bonecos e são oferecidas aulas de educação sanitária para as escolas públicas locais.
Fiscalizações
Além das palestras, a Aged fiscaliza todos os animais que participam da exposição. “Nosso trabalho se inicia bem antes do evento oficial, pois todo o parque é vistoriado e desinfetado para que todos os ambientes estejam aptos para os animais”, informou a chefe da Unidade Regional Imperatriz, Fernanda Rolim. As fiscalizações, que consistem em exame clínico e verificação de documentação obrigatória para cada espécie animal, foram iniciadas no dia 30 de junho e se estendem até 12 de julho.
“Valorizamos o serviço da Aged, pois, além de colaborar com a sanidade dentro da Expoimp, garante que os animais que estão sendo comercializados sejam altamente valiosos pelo ponto de vista zootécnico e sanitário”, explicou o responsável pela exposição e presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Renato José Nogueira.
Comentários