Diretor geral do Viva e presidente do Procon, Duarte Júnior, explica que a nova unidade representa uma economia de recursos e maior oferta de serviços

O Governo do Estado inaugura a nova unidade do Viva em Imperatriz, no Imperial Shopping, no próximo dia 16. Durante toda a semana, dos dias 11 a 16, diversas ações irão anteceder a inauguração, com a presença do diretor-geral do Viva e presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Júnior, em fiscalizações de agências bancárias, ações sociais e reuniões com empresários locais.

Na segunda-feira (11), o diretor se reunirá com os lojistas do calçadão da Rua Godofredo Viana e com os servidores da unidade do Viva em Imperatriz. Durante o encontro, serão esclarecidas possíveis dúvidas sobre a instalação da nova unidade do Viva no Imperial Shopping e a manutenção da antiga unidade no centro.
Durante a terça-feira (12), Duarte Júnior acompanhará a equipe da unidade do Procon em Balsas numa fiscalização. À noite, o presidente receberá empresários locais para o primeiro Diálogo com os Fornecedores, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balsas. O evento ocorrerá no Premier Hotel, com palestra informativa sobre noções básicas de direitos do consumidor, a fim de qualificar o mercado local.
Na quarta-feira (13), será a vez de visitar a unidade do Viva em Carolina, onde também haverá um diálogo com os servidores a fim de conhecer melhor as demandas da região. Na quinta-feira (14), o diretor retorna a Imperatriz para a abertura do projeto Viva Sem Barreiras, que irá oferecer serviços de cidadania e lazer a crianças e pessoas com deficiência. A ação é fruto de uma parceria entre o Viva e o Imperial Shopping para promover o acesso à documentação básica e ao lazer, direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988.
A inauguração da nova unidade do Viva, no Imperial Shopping, será realizada na manhã de sexta-feira (16), com a presença do governador Flávio Dino. A mudança para o Imperial Shopping representa uma economia de aproximadamente 73%, reduzindo de R$ 74 mil para R$ 20 mil os custos com a unidade, que passará a contar com segurança, acessibilidade, comodidade e ainda estacionamento privativo, algo que não existe na unidade da rua Godofredo Viana.
Cidadãos que utilizarem o serviço do Viva terão 50% de desconto no valor do estacionamento do shopping. O número de guichês também aumentará de 30 para 60, a fim de tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Outro destaque será a ampliação de horário de atendimento, das 10h às 22h, oferecendo ao trabalhador a possibilidade de regularizar seus documentos também no período da noite, com mais duas horas de acesso aos seus direitos.
“Estamos reestruturando os serviços do Viva a fim de oferecer mais qualidade, segurança, conforto e acessibilidade a todos os cidadãos, com vistas à garantia dos direitos constitucionais e efetivação da cidadania. Nossa atuação tem como diretriz a importância que os serviços do Viva possuem para as prioridades da gestão realizada pelo governador Flávio Dino, além de garantir aos servidores melhor estrutura e condições de trabalho. Conseguimos ampliar os serviços e ainda assim, economizar os recursos, fazendo muito com pouco. Seguimos em frente com qualidade e ética, tendo no horizonte o desenvolvimento do Maranhão e a melhoria de vida dos cidadãos com compromisso, qualidade e transparência”, afirmou o diretor-geral do Viva e presidente do Procon, Duarte Júnior.
O gestor pontuou ainda que agora o Procon conta com 22 unidades em todo o Estado. “Com isso, o Governo do Estado garante direitos e descentraliza a atuação do Procon, antes restrita a São Luís e alguns poucos municípios. Tornando a defesa do consumidor presente em todas as regiões do Maranhão. O trabalho não para, nos próximos meses mais três unidades serão inauguradas. Paralelo a isso, realizamos permanente fiscalização das agências bancária em todas as regiões do estado com o intuito de humanizar o atendimento”, destacou.