O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), inaugurou, nessa terça-feira (9), a nova sede da Perícia Médica do Estado. De hoje em diante, o atendimento passa a ser realizado no novo endereço, na Rua da Farmácia, nº 09, Quadra 09 - Cohafuma, em horário normal, das 8h às 14h, de segunda a sexta.
O novo espaço é composto por recepção, área administrativa, 3 consultórios climatizados e com ambiente humanizado, copa, banheiros adaptados, além de estacionamento. Possui ainda uma equipe médica com 12 profissionais, para oferecer assistência de qualidade aos servidores estaduais. A Perícia Médica realiza inspeções e exames de saúde nos servidores estaduais, emitindo laudo relativo às suas condições físicas e mentais, para fins de admissão, licença e aposentadoria, entre outras ações.
“Estamos investindo na Perícia Médica, com o objetivo de melhorar os serviços para os servidores. As novas instalações propiciarão um atendimento mais adequado ao nosso público, em ambiente amplo, confortável e com mais estrutura”, afirmou a titular da Segep, Lílian Guimarães. Segundo a secretária, dois passos já foram dados, para a modernização da Perícia: seletivo para a contratação de mais médicos e possibilitar a descentralização do serviço; e a mudança para uma nova sede. O próximo passo será a implantação da informatização da Perícia, o que está prestes a ocorrer.
“Trata-se de uma nova estrutura voltada para a saúde e bem-estar do servidor público estadual. A nova sede da Perícia Médica possui instalações modernas, com o objetivo de levar mais conforto e acessibilidade para os usuários”, é o que explica o secretário adjunto de Seguridade dos Servidores Públicos Estaduais da Segep, Ivaldo Fortaleza.
A superintendente da Perícia Médica, Áurea Oliveira Murad, agradeceu o empenho do governo em efetivar as melhorias. “Antes de funcionar provisoriamente no Centro Administrativo do Estado (CAE), a Perícia Médica situava-se no Centro da cidade, em um prédio de estrutura física precária e insalubre”, comentou Áurea.
Para a professora do Estado, Gabriele Damasceno Ramos, que já aguardava o atendimento no novo local, a mudança foi bastante benéfica. “O prédio é muito melhor que o anterior, lá do Centro da cidade. Também, mais confortável e melhor localizado. Para mim, que moro próximo daqui, no Recanto dos Vinhais, a localização ficou ótima”, elogiou a servidora.
Descentralização - Através de processo seletivo realizado em 2015, mais 15 médicos foram integrados à Superintendência de Perícia Médica do Estado, que contava com apenas 5 profissionais. Desde então, a Perícia passou a dispor de um total de 20 médicos, o que representou um aumento de 400% no número de profissionais atuantes na área. Além disso, foi feita a descentralização do serviço, que passou a ocorrer na capital e nos municípios de Imperatriz, Balsas, Timon, Bacabal e Caxias.
De acordo com a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, a descentralização do serviço de perícia médica, é mais uma das ações desenvolvidas com o objetivo de valorizar os servidores públicos. “A descentralização dos serviços é uma determinação expressa do governador Flávio Dino, que quer o servidor estadual bem atendido e valorizado”, destacou.
Comentários