Cida Marconcine
          
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), adquiriu novas carteiras escolares, dentro dos padrões ergonômicos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A entrega está sendo realizada em etapas para as escolas da rede pública estadual, pertencentes à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).
Os novos mobiliários escolares possuem as especificações totalmente baseadas nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para garantir segurança e conforto aos estudantes e professores.
Esta ação do Governo do Estado integra um conjunto de medidas para renovar a estrutura das escolas e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado dos alunos da rede pública estadual.
Nesta primeira etapa, um lote de mais de 600 carteiras foi devidamente distribuído, contemplando escolas de 6 municípios (Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque, Amarante, Lajeado Novo e Porto Franco).
 “A falta de carteiras é uma problemática antiga em nosso estado, e o Governo Flávio Dino, através da secretária de Estado da Educação, professora Áurea Prazeres, tem demonstrado total preocupação na busca de solucionar essa demanda agora, porque entende que a estrutura física das escolas é fator importante para garantir um ensino e aprendizagem significativa e dignidade ao estudante, além de motivá-lo a estar em sala de aula com mais conforto e qualidade em seus estudos”, ressaltou a gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula.
 Dez escolas já foram contempladas nesta primeira remessa: em Imperatriz (CE Jovens e Adultos, CE Urbano Rocha, CE Raimundo Soares, CE Delahê Fiquene), em João Lisboa (CE Rio Amazonas e CE Henrique de La Rocque), em Senador La Rocque (CE Salomão Cury Rad), em Amarante (CE Pe. João Batista Teixeira), em Porto Franco (CE Fortunato Moreira Neto) e em Lajeado Novo (CE Fortunato Moreira Neto – anexo). À medida que novas carteiras forem chegando, outras escolas também receberão os kits para alunos e professores: o projeto dos novos mobiliários é composto pelo conjunto do aluno (carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira).
A gestora escolar do CE Rio Amazonas, em João Lisboa, professora Ivoneide Ferreira Carvalho, ficou muito contente com a chegada das carteiras escolares. “A concentração nos estudos requer um mínimo de conforto. Justamente o que estas cadeiras novas irão proporcionar aos alunos: conforto e maior rendimento escolar”, disse ela. Outro gestor que ficou muito satisfeito, também de João Lisboa, do CE Henrique de La Rocque, foi o professor Leonel de Sousa Santos. “A chegada dos conjuntos, mesas e carteiras, melhorou consideravelmente a permanência dos alunos em sala. O conforto também proporciona uma melhor concentração e assim uma melhor aprendizagem”, afirma ele.
A gestora escolar do CE Delahê Fiquene, Maria Dalvanir de Oliveira Mota, que também recebeu as novas carteiras neste primeiro lote, agradeceu em nome da equipe escolar: “A escola Delahê Fiquene agradece ao Governo do Estado e à equipe da URE de Imperatriz pelo empenho em dar mais qualidade ao ambiente escolar, melhorando assim a aprendizagem dos nossos alunos. Obrigada”.
A gestora escolar do CE Urbano Rocha, professora Vera Lívia Amorim Carvalho, agradece o empenho da URE de Imperatriz na entrega dos mobiliários escolares. “O CE Urbano Rocha está muito feliz com o recebimento das carteiras escolares, que muito alegram os nossos alunos”, conta a gestora.
Agradecimento que também é feito pela gestora do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), Maria de Jesus de Sousa Santos: “Nossos aplausos e agradecimentos à UREI, ao Governo do Estado e particularmente à gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane, pelo recebimento das carteiras escolares. Vejo a felicidade no rosto dos nossos alunos e alunas. Muito obrigada”, finaliza a gestora.
O gestor escolar do CE Jovens e Adultos, professor José Mendes, também se pronunciou sobre o recebimento das carteiras naquela escola: “Nós agradecemos à UREI pela importância deste mobiliário para a sala de aula. Certamente nossos alunos estão muito satisfeitos com a utilização dessas carteiras”.