Produtores rurais da Região Tocantina começaram a receber, nessa quarta-feira (4), as sementes selecionadas de arroz e milho doadas pelo governo estadual, por meio do Programa Viva Sementes. O secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o gestor regional da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), José Araújo, participaram da entrega simbólica de 53,8 toneladas de sementes, ocorrida no Depósito Municipal de Abastecimento de Imperatriz e que vai beneficiar aproximadamente 5.400 produtores da região, sendo 1.200 de Imperatriz.
Nesta primeira etapa, a Sagrima vai distribuir, inicialmente em 11 regionais, 270 toneladas de sementes de arroz e 362 toneladas de sementes de milho, das variedades bonança e sertaneja (arroz) e catingueiro e Al Bandeirantes (milho).
O secretário Cláudio Azevedo informou que mais 815 toneladas de sementes de arroz e milho de outras variedades e 773 quilos de hortaliças estão sendo adquiridas pela Sagrima para serem distribuídas em todas as regiões do Maranhão, beneficiando cerca de 150 mil agricultores familiares. “Essas são sementes de qualidade que foram analisadas pelos fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, garantiu.
Imperatriz se destaca pela produção de frutas, hortaliças e grãos, cultivados na área do cinturão verde por cerca de 500 produtores e também na zona rural do município, que cada vez mais diminui a importação de alimentos vindos de outros estados. “Antes tinham, diariamente, de 8 a 10 caminhões vindos de outros estados para abastecer o mercado de hortaliças e frutas de Imperatriz, e hoje a maioria dos consumidores é atendida pelos produtores daqui”, afirmou o prefeito Sebastião Madeira. “Esse aumento da produção se deve ao apoio da agricultura familiar feito pela prefeitura e governo estadual, por meio da distribuição das sementes, equipamentos e assistência técnica”, ressaltou o prefeito.
A parceria entre a Sagrima, prefeitura e Agerp está oportunizando ao agricultor produzir não só para consumo próprio, mas também para o fornecimento de alimentos para as feiras, restaurante popular, cidades adjacentes e para os programas Compra Local, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A distribuição das sementes é feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), por meio da Agerp. Também são parceiros os sindicatos rurais e prefeituras municipais. “Hoje mesmo os caminhões estão sendo carregados com as sementes para os municípios, que devem iniciar o plantio imediatamente”, explicou o gestor regional da Agerp, José Araújo.
Kits de irrigação
Além das sementes, o secretário Cláudio Azevedo assinou os termos de doação de 45 kits de irrigação, destes, 19 para Imperatriz, que utilizam o sistema de irrigação por micro aspersão e gotejamento. “Com a instalação destes kits nós esperamos diminuir em praticamente 90% a importação de frutas e verduras em Imperatriz, porque de folhosas nós abastecemos praticamente todo o mercado consumidor de Imperatriz”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, José Fernandes.
Os kits foram adquiridos por meio de recursos de emenda parlamentar, destinados pelo deputado estadual Léo Cunha.
Cláudio Azevedo convidou os prefeitos, produtores e secretários municipais que participaram da solenidade para o evento de entrega de mais kits de irrigação destinados a 42 municípios, na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Palácio dos Leões, pela governadora Roseana Sarney.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14872
Comentários