Eventos científicos, de inovação e tecnológicos são os focos dos editais nº 030 e nº 031/2015, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico no Maranhão (Fapema). De fluxo contínuo, eles fazem parte da linha de ação ‘Popularização da Ciência’, e estão com inscrições abertas até a terceira semana de dezembro para programações que acontecerão entre abril e maio de 2016.
Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o “AREC” oferece apoio para a realização de congressos, seminários e workshops, sejam eles de âmbito local, regional, nacional ou internacional. Já o APEC disponibiliza um montante de R$800 mil reais para ajudar na participação de pesquisadores ou estudantes residentes no Estado nesses eventos.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, é prioridade de sua pasta promover o desenvolvimento científico maranhense. “Organizar e participar de espaços de divulgação das produções científicas é fundamental no processo de pesquisa e construção acadêmica. É isso que o governo Flávio Dino está oportunizando por meio da Secti e da Fapema”, destacou.
Os interessados podem fazer a submissão online das propostas no site www.fapema.br/patronage. Depois disso, aqueles que tiverem seus projetos aprovados devem entregar a documentação exigida impressa em até 15 dias depois da divulgação dos resultados. O cronograma completo pode ser encontrado no site da Fundação.
Os participantes da primeira seleção, realizada até o final do mês de setembro, já podem acessar os resultados do julgamento dos editais. A divulgação foi feita na última quinta-feira (05).
Publicado em Cidade na Edição Nº 15462
Comentários