O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentaram nessa sexta-feira (25), durante o 43º encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), em São Paulo, um plano de ações em conjunto para divulgar os destinos turísticos do Maranhão.
“A parceria é fruto das negociações iniciadas a partir da redução do ICMS para o querosene da aviação no Estado, logo nos primeiros meses de 2015. Certamente irá render bons frutos para o turismo maranhense”, ressaltou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
A GOL iniciou ajustes na malha do Estado, no mês de agosto, aumentando a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz. A companhia passou a operar neste trecho com aeronaves maiores (Boeing 737-800) com capacidade para levar até 177 passageiros, garantindo assim mais de 500 assentos semanalmente de/para essas regiões.
A companhia solicitou ainda a adição de voos em sua malha no Estado a partir de outubro. Com esta iniciativa, serão duas novas operações para o Maranhão: a primeira ligará Teresina (PI) a São Luís, com três frequências semanais; e a segunda fará a ligação de Salvador (BA) e Recife (PE) a São Luís, em quatro dias da semana.
Além disso, entre as novidades para promover o destino, está o reforço de publicidade do Maranhão no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, também no mês de outubro. “Essa iniciativa irá garantir uma boa exposição dos principais cartões postais do Maranhão em uma área de grande circulação de pessoas. Queremos incentivar os viajantes a escolherem o estado para as próximas férias”, detalhou a secretária do Maranhão.
Destinos maranhenses também estarão estampados com exclusividade nos displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Como complemento de divulgação, a GOL também irá realizar capacitações com operadores de turismo e agentes de viagens, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais nos segmento de negócios, eventos e lazer.
“Hoje a GOL é responsável por 49% das operações no Maranhão. Disponibilizamos 167 voos por semana, com mais de 29 mil assentos para o aeroporto de São Luís. Buscamos continuamente reforçar as nossas operações em diferentes regiões do país, e o Maranhão tem se destacado pelo grande potencial de viagens a lazer e negócios”, ressalta Fábio Mader, diretor comercial da GOL.
Desde o início de 2015, o Governo do Maranhão realiza, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão, uma série de ações de divulgação dos produtos e destinos turísticos maranhenses. As iniciativas envolvem três segmentos de interesse – imprensa, trade e público final - em participação de feiras e eventos, ações de capacitação voltadas para operadores de turismo e agentes de viagens, entre outros.
Segundo Delma Andrade, a retomada das ações de promoção do Maranhão como destino turístico é uma verdadeira vitória para o Estado. “O objetivo de trabalhar as estratégias de divulgação aliadas à comunicação são essenciais para desenvolver e aumentar a oferta turística dos três polos indutores maranhenses: Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e São Luís”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15417
Comentários