Um órgão sem longas filas sem que sejam necessárias pessoas dormindo nas calçadas para poderem obter uma senha e oferecer prestação de serviços de qualidade ao povo da região tocantina. É assim que deseja o governo do Maranhão em relação ao antigo Viva Cidadão em Imperatriz, agora com o nome de “Casa do Cidadão”, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.
Para dar início à reestruturação desse órgão, que vem sofrendo com uma grande demanda de pessoas em busca de seus serviços, esteve na cidade na última terça-feira a diretora geral da Casa do Cidadão, Mari Silva Maia, que pela manhã fez visitas a alguns órgãos parceiros, conheceu a Casa do Cidadão e concedeu entrevistas anunciando ações que já começam a surtir efeitos positivos.
“As medidas a serem tomadas são de caráter emergencial, visando melhorar o atendimento, mas ao mesmo tempo estamos identificando os problemas para buscar soluções que de uma vez por todas a curto e médio prazo vão melhorar a prestação de serviços desse órgão ao povo da região tocantina”, disse Mari Silva ao anunciar que a partir da próxima sexta-feira, 06, duas Unidades Móveis da Casa do Cidadão atenderão nas praças de Fátima (centro) e da Bíblia (bairro Bacuri).
“Estamos providenciando também o conserto de duas máquinas que fazem o serviço de emissão de CTPS, devendo estas estar prontas até o início da semana que vem, pois atualmente apenas uma máquina está em funcionamento”, informou.
Outra medida emergencial tomada foi um acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Delegacia Regional do Trabalho, que resultou no aumento da oferta na emissão de Carteiras de Trabalho, as CTPS, um dos serviços mais procurados pelo público que, a partir de agora, poderá também recorrer à referida Delegacia, diminuindo assim as filas na Casa do Cidadão, que continuará sendo responsável pela triagem. “Desde a última segunda-feira que estamos oferecendo 50% a mais de CTPS na Delegacia do Trabalho”, informou Mari Silva.
Mari Silva também se reuniu com os servidores da Casa do Cidadão, que se queixaram de déficit de pessoal e apresentaram reivindicações salariais. “Anotamos essas reivindicações e vamos levar ao secretário Chico Gonçalves. Quanto ao déficit de pessoal, inicialmente vamos deslocar alguns servidores da capital para Imperatriz para um reforço emergencial, até o serviço ser normalizado”, informou Mari Silva, agradecendo a maneira carinhosa como foi recebida pelos funcionários da Casa do Cidadão e o apoio da imprensa de Imperatriz na divulgação dessas providências.
“A melhoria na prestação de serviços da Casa do Cidadão é uma determinação do governador Flávio Dino, que em seu governo buscará cada vez mais melhorar o acesso do povo do Maranhão aos direitos de cidadania”, finalizou. (Secom-Imperatriz)
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