Domingos Cezar
O Governo do Estado, por intermédio da AGEMSUL - Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Secretaria de Estado da Mulher e Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina, anunciou na manhã desta quinta-feira (27), a construção da Casa da Mulher Maranhense.
O anúncio feito pelo presidente da AGEMSUL, Frederico Angelo aconteceu durante uma reunião com representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, e autoridades da área. No encontro foi debatida a situação das mulheres que vivem em risco constante ameaçada pelos companheiros.
Segundo a secretaria de Estado da Mulher, Ana Mendonça, as medidas protetivas se tornaram mais céleres nos últimos tempos, quando são encaminhadas pela Casa da Mulher Brasileira. "Infelizmente a mulher leva entre 7 a 10 anos de ameaça para então denunciar seu agressor", afirmou a secretária.
Para o secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina, Luiz Carlos Porto, a criação da Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz, que vai atender as mulheres de toda região tocantina vai propiciar mais segurança as mulheres em estado de vulnerabilidade. Frederico Angelo afirmou que pretende inaugura a Casa dia 8 de março do próximo ano.
Segundo o secretário a Casa da Mulher Maranhense vai abrigar órgãos que tem a finalidade de proteger as mulheres, como a Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Promotoria Especializada em Defesa da Mulher, Juizado Especial em Defesa da Mulher, Patrulha Maria da Penha, entre outros órgãos.
Presenças - Participaram ainda da reunião da Rede de Enfrentamento, as PMs Josmara Rocha Aguiar e Paula Rodrigues, da Patrulha Maria da Penha; Edna Ventura, secretária municipal da Mulher, Juliana Achiles Guedes, Defensoria Pública e Alline Matos, da Promotoria Pública.
Participaram ainda, a delegada da Mulher, Silviane Tenório, a juíza Ana Paula Silva Araújo, da Vara Especializada em Defesa da Mulher, Frederico Angelo e Raimundo Polegada, presidente e diretor, respectivamente, da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense - AGEMSUL.
Comentários