A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (6,) o resultado final, após análise de recursos, do seletivo para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma do Projeto de Mobilização Pela Alfabetização “Sim, eu Posso!” – Círculo de Cultura. A lista nominal dos selecionados está disponível no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).
Os candidatos aprovados no seletivo deverão se dirigir na quinta-feira (12) e sexta-feira (13) aos locais indicados na tabela.
Aproximadamente 1.500 candidatos se inscreveram no processo seletivo que destinou 71 vagas coordenadores e 702 alfabetizadores do Projeto, abrangendo os municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, São João do Carú e São Raimundo do Doca Bezerra.
“Nessa primeira fase, a ação alfabetizadora chegará a oito municípios maranhenses dos 30 que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A jornada de alfabetização integra o Plano de Ações ‘Mais IDH’, instituído pelo governo Flávio Dino, e vai alfabetizar 14 mil jovens, adultos e idosos nos municípios integrantes do plano, contribuindo para o combate ao analfabetismo que, infelizmente, ainda é uma realidade de muitos maranhenses”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Inscrições nos municípios
As inscrições para as primeiras turmas da jornada alfabetizadora “Sim, eu posso!” iniciarão nesta segunda-feira (9), nos municípios de Água Doce, Aldeias Altas, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Santana do Maranhão, São João do Caru e São Raimundo do Doca Bezerra, que fazem parte do plano ‘Mais IDH’. As inscrições seguem até o dia 13 deste mês.
Para se inscrever, os interessados devem procurar os sindicatos de trabalhadores rurais destes municípios. O “Sim, eu posso!” é uma ação de mobilização que visa combater o analfabetismo de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos. A ação tem duração de oito meses. Nos três primeiros, ocorre o processo de alfabetização em si. Já nos cinco restantes, os recém-alfabetizados participarão de um processo chamado ‘Círculo de Cultura’, que os possibilitará vencer o chamado analfabetismo funcional.
Comentários