O secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior, participou, na manhã dessa quinta-feira (18), em Imperatriz, da reunião do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz – Cedei, que teve como pauta a obra e o conceito do novo Parque Empresarial, englobando com melhorias o Distrito Industrial existente.
Expedito Júnior apresentou um panorama do Distrito Industrial, que já existia no município, e cujas obras o transformarão em um moderno Parque Empresarial para região tocantina, que deverá ser entregue no final deste mês. O adjunto compartilhou os projetos aprovados das empresas que já apresentaram propostas para se instalar no local.
As empresas já aprovadas irão gerar 434 novos postos de trabalho, com investimentos de R$ 8 milhões e 260 mil. Encontram-se disponíveis ainda 34 lotes, de um hectare, em média, totalizando uma área de 45 hectares, para a instalação de novas empresas.
“O Parque é um importante indutor de desenvolvimento que o Governo Flávio Dino vai inaugurar no próximo mês, não só para Imperatriz, como para toda a região Tocantina. Discutimos hoje um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e Município com participação do Conselho, que certamente ampliará o atendimento na região aos empreendedores interessados em investir no Maranhão, em especial, em Imperatriz”, esclareceu o secretário Expedito Júnior.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Eduardo Soares, explicou que o Termo de Cooperação Técnica será um instrumento facilitador para o empresariado que quiser instalar-se no Parque Empresarial, pois, por meio dele, será oferecida toda uma estrutura de profissionais, economistas, contadores, advogados, administradores, uma equipe disponível para o atendimento dos empresários, dentro das instalações do Parque, não sendo necessário que se desloquem até São Luís para apresentarem propostas. “Estamos com projetos de lei de incentivo ao desenvolvimento econômico de Imperatriz tramitando na Câmara municipal e vamos buscar novos investidores.”, disse o secretário.
Imperatriz é considerada a capital do comércio atacadista da região sul do estado. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Araújo, mais indústrias no município vão adensar o comércio local. “A cidade abastece toda a região, em torno de 37 municípios (integrantes do sul do Maranhão, Pará, Tocantins) são nosso público consumidor. Esse é o nosso diferencial, uma região geoeconômica. Importante a união do município e do Estado, o público e o privado juntos para dinamizar a economia”, reconheceu Araújo.
Empresas interessadas em adquirir os lotes devem preencher a carta consulta disponível no site da Seinc (www.seinc.ma.gov.br) e seguir três passos simples indicados pelo site. A secretaria vem priorizando empresas que oferecem maior número de vagas de trabalho.
Estiveram presentes, além do secretário adjunto da Seinc, Expedito Júnior e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Rodrigues, o vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar e João Neto Franco, do Sinduscon/Fiema.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15884
Comentários