O Governo do Maranhão está estudando o modelo de sistema informatizado de compras governamentais que será adotado para garantir o aumento da participação das micro e pequenas empresas no fornecimento para o Estado. A medida está sendo discutida pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) em cumprimento às metas de gestão estabelecidas pelo governador Flávio Dino.
Na terça-feira (20), o secretário da Seinc, Simplício Araújo, realizou uma reunião com o consultor da empresa Paradigma Business Solution, Luiz Alberto Galafassi, que apresentou um modelo de sistema informatizado de compras governamentais. A reunião contou com a participação de representantes da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e da Caixa Econômica Federal (CEF).
No encontro, foram apresentados relatos de trabalho de clientes da empresa Paradigma, como o Governo de Pernambuco e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que já utilizam o sistema. Para o secretário Simplício Araújo, a ideia é otimizar a base de fornecedores do estado.
“A nossa intenção é reunir os cadastros já existentes do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF) e das empresas inscritas no ‘made in Maranhão’, preservando as características de cada programa, para que nós possamos criar um ambiente de informações que nos permitam identificar melhor cada empresa”, afirmou.