A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) promoverá encontros interinstitucionais com representantes da sociedade civil, instituições de ensino superior e gestores públicos que trabalham com o monitoramento e estratégias de redução da violência e de homicídios no Maranhão.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou a importância do debate coletivo para tratar da questão. “O objetivo é articular os esforços voltados para a redução da violência e, a partir daí, institucionalizar uma política pública”, disse o secretário.
A primeira reunião será realizada com os membros de 12 instituições da sociedade civil e de ensino superior, na terça-feira (24), na sede da SEDIHPOP, e na quinta-feira (26) com os órgãos públicos.
Depois de todas as reuniões haverá um workshop, em março, com a participação de profissionais de outros estados com experiência na área. A partir do intercâmbio de informações, serão definidas as ações para enfrentamento da violência.
Entre as instituições convidadas para participar do debate estão a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Ministério Público Estadual (MPE), Centro de Defesa Padre Marcos Passerini, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), ONG Matraca, Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Observatório da Violência do Maranhão e Grupos de Extensão das Universidades.