Com o intuito de apresentar o modelo pedagógico da escola de tempo integral à comunidade escolar e implantar novos Centros Educa Mais no Maranhão, o Governo do Estado realizou, entre os dias 8 e 11 de outubro, uma série de audiências públicas, envolvendo os municípios de São Luís, Rosário, Bacabal e Dom Pedro, com ampla participação de pais, estudantes, professores e gestores.
Em 2020 serão implantados mais 10 centros de educação em tempo integral no Maranhão, totalizando 46 centros Educa Mais no Estado, voltados para a formação cidadã, exercício do protagonismo juvenil e fortalecimento da construção dos projetos de vida dos estudantes.
Rosyjane Paula, assessora especial do Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, afirmou que as audiências públicas dão oportunidades para que as pessoas conheçam o modelo pedagógico da educação de tempo integral e considera essa modalidade de ensino como ferramenta importante para consolidar uma educação de qualidade no Maranhão.
"Saímos muito fortalecidos dessas audiências, onde tivemos a participação de professores, pais, estudantes, gestores escolares e de funcionários. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do que é essa realidade da escola de tempo integral, fizeram seus questionamentos, tiraram suas dúvidas e saíram daqui certos de que esse modelo de educação é o melhor modelo para transformar a vida dos estudantes. Então, viva os Centros Educa Mais! Viva os estudantes do Maranhão!", comemorou.
"Nós conversamos com pais, alunos, professores, gestores para promover os Centros Educa Mais. Queremos que os alunos venham estudar conosco para que nós possamos dar um crescimento na educação e promover melhores condições de estudo para todos os alunos e professores das escolas do estado do Maranhão. A minha avaliação é que as audiências foram muito boas, foram positivas", expressou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Rede Integral da Seduc, André Bello.
O novo modelo de educação será implantado gradativamente. No primeiro momento, abrirão turmas somente do 1º ano. Os alunos do 2º e 3º anos continuarão estudando na mesma escola, na modalidade parcial, e ao longo de três anos, as escolas se tornarão Centros Educa Mais, com educação integral na sua totalidade.
Em São Luís, as escolas contempladas com o novo modelo pedagógico e de gestão e que a partir do ano que vem se transformarão em Centros Educa Mais serão os Centros de Ensino Professor Inácio Rangel, Paulo VI e Sousândrade.
Patrícia Cláudia Barbosa, mãe da estudante Thayllane, não se conteve de emoção ao saber que o CE Professor Ignácio Rangel será um Centro Educa Mais no próximo ano e destacou a importância desse momento para a vida da filha.
"Passar sete, oito horas dentro da escola será muito bom. Eu me emociono muito porque a gente vê tantos jovens sofrendo na rua, a mãe não dá conta. A escola ganhou um presente, eu agradeço a Deus porque vai proporcionar um futuro melhor para a minha filha e para os filhos de outras mães. Agradeço a professora Rosária e agradeço ao governador, que tem pensando em cada degrauzinho de crescimento dos nossos jovens, obrigada", afirmou emocionada.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16486
Comentários