O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), apoia a 48ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que começa neste sábado (2) e termina no dia 10, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O tema, este ano, é “Cultivar a terra é preservar raízes”.
Na programação do Governo do Estado, a realização de ações educativas, capacitações e palestras para produtores e ao público que vai ao parque durante toda a semana. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, explicou que a participação do Governo do Maranhão na Expoimp é um exemplo do que acontecerá em outros eventos agropecuários ao longo do ano.
Márcio Honaiser reforçou o compromisso do Governo do Estado com os produtores. “Estamos participando de eventos agropecuários em todo o Maranhão e mantendo um amplo e aberto diálogo com classe produtora, sindicatos, Faema e outras entidades, mostrando o compromisso do governador Flávio Dino com o setor e com a valorização dos produtores, que buscamos reforçar, dia após dia, em ações concretas e parcerias”.
No espaço da Exposição, as crianças poderão assistir ao teatro de bonecos e palestras de educação sanitária, nas manhãs de segunda (4) a sexta-feira (8), com a equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). Nos mesmos dias, à tarde, será oferecido o curso de tratador, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com quem o Governo do Estado recentemente firmou convênio no valor de R$ 4 milhões para assistência técnica.
Na quinta-feira (7), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai proferir palestra sobre outorga de água. Técnicos da Aged falam sobre aquicultura com sanidade e haverá um curso de vacinação, realizado pelo Senar, que se encerra na sexta-feira (8). O curso apresentará todas as etapas para o registro de agroindústrias familiares, uma parceria Sagrima e Aged. Nesse mesmo dia haverá palestra sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas e a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.
No sábado, a programação da Sagrima será dedicada à cadeia produtiva do leite, com reunião com produtores para apresentar as ações previstas e em andamento do Programa ‘Mais Produção’ na Região Tocantina e do Médio Mearim, além de palestras sobre controle de mamite e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, com a Aged.
“Além do trabalho de fiscalização que realizamos há muitos anos em todas as exposições do estado, vamos promover vários treinamentos e cursos de capacitação na Expoimp. Hoje, ela é um dos maiores eventos da agropecuária do Maranhão e nós temos que dar todas as condições para que os participantes possam aproveitar e, ao mesmo tempo, se capacitar”, disse o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Comentários