A governadora Roseana Sarney visitou, na tarde dessa terça-feira (13), o canteiro de obras da fábrica Suzano Papel e Celulose, que está sendo construída no município de Imperatriz. Ela fez um sobrevoo na unidade industrial e, ao entrar no canteiro de obras, foi recebida por funcionários e pelo engenheiro do projeto, Carlos Eduardo de Almeida Barros, e gerente executivo de Relações Institucionais da empresa, Jorge Cajazeira.
Roseana Sarney declarou que muito lutou para que a fábrica fosse instalada no Maranhão e que queria ver as obras de perto. “Vejo que as obras estão bem adiantadas e que mais de mil homens estão trabalhando aqui. Além disso, fui informada que teremos cerca de 10 mil trabalhadores nesta obra, a qual quando estiver funcionando, irá gerar uma economia muito pujante aqui para a região. Todos nós sabemos que esta é uma obra importante e que mudará a cara de Imperatriz e da Região Tocantina”, ressaltou.
O engenheiro Jorge Cajazeira explicou à governadora detalhes da obra e enfatizou que o processo de terraplanagem está quase no fim, já tendo sido iniciado o serviço de estaqueamento. Segundo ele, a superfície de 180 hectares está sendo preparada para o início da construção propriamente dita da fábrica. “Agora estamos colocando as vigas ou estacas que dão a sustentação de uma parte importante da estrutura”, explicou Jorge Cajazeiras.
De acordo com o engenheiro, ao final de 2013, a fábrica estará em pleno funcionamento. Será uma das mais modernas do mundo, com capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação, totalmente autossuficiente. As obras da planta industrial foram iniciadas em abril deste ano. Segundo a empresa, dos 1.800 trabalhadores, mais de 70% são da Região Tocantina.
O engenheiro Jorge Cajazeira também destacou as ações do Programa Capacitar. Desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e entidades locais, oferece aulas gratuitas nas áreas de Construção civil e Montagem industrial em cinco municípios. Até agora, já são mais de 1.500 alunos formados e 1.110 em sala de aula.
E depois de conhecer o canteiro de obras da Suzano, a governadora Roseana Sarney encerrou a agenda da tarde de terça-feira (13) visitando os serviços de duplicação do trecho da rodovia Pedro Neiva de Santana. Mais conhecida como Avenida Babaçulândia, a via liga as sedes dos municípios de Imperatriz e João Lisboa. A obra, que custará R$ 12 milhões, deverá estar concluída no início do próximo ano. (Evandro Júnior)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14277
Comentários