Representante brasileiro na Comissão Internacional de Kart (CIK-FIA), Giovanni Guerra - que também é presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) - está em Turim, na Itália, para a quarta edição do FIA Sport Conference, um congresso anual que trata diversos assuntos do esporte a motor. Com o tema “Paixão e Inovação: O passado, presente e futuro do Motor Sport”, o evento reúne cerca de 500 delegados de mais de 100 países para discutir sobre as diretrizes e novas tendências do esporte.
A Conferência acontece entre terça e quinta-feira (21 a 23 de junho), e sedia quatro palestras principais, onde serão abordados os seguintes temas: como o legado do esporte a motor pode definir seu próprio futuro; inovação e design; como superar desafios em relação à acessibilidade e responsabilidade social; e o cenário futuro da modalidade. Além disso, dois workshops têm como objetivo capacitar os responsáveis pelas Federações regionais e nacionais para desenvolvê-las de forma mais sustentável e também para a captação de recursos. Atividades interativas, como um Desafio de Pit-Stop e de Reflexos, além de jantares e de uma feira - a FIA Sport MotorEx -, visam promover intercâmbio entre dirigentes de países diferentes, gerando assim mais conhecimento e crescimento para o esporte e as pessoas envolvidas.
“Esse é um evento muito importante e é uma honra estar entre os representantes do automobilismo brasileiro lá. Na conferência, será discutido o futuro do esporte a motor, principalmente no que se refere à segurança de pilotos e todos os envolvidos, utilização de energias renováveis, entre outros tópicos. É também uma oportunidade para que as empresas fornecedoras dos mais diversos equipamentos do motorsport possam mostrar seu desenvolvimento e contribuição, seja para carros e equipes ou nos bastidores das organizações. Um momento de unificação de objetivos e troca de experiências entre personagens de vários países envolvidos no esporte, discutindo e presenciando seu desenvolvimento”, comentou Giovanni Guerra.
Na volta da viagem, Guerra já estará envolvido na organização da Copa Norte de Kart, que acontece entre os dias 30 de junho e 3 de julho, no Kartódromo de Imperatriz, e deve contar com mais de 30 pilotos.
Ainda no mês de julho, Giovanni, a Confederação Brasileira de Kart (CBA) e a CNK - Comissão Nacional de Kart, encabeçam a organização da 6ª Copa FIA Américas. A competição, que já foi disputada em vários outros países, será disputada junto à segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart (entre 18 e 23 de julho), no Circuito Paladino, na Paraíba, e será válida pela categoria Sudam Junior, para pilotos entre 12 e 14 anos e 11 meses de idade. Todos os competidores terão equipamentos idênticos, oferecidos pela organização, e o vencedor receberá um prêmio na FIA Americas Awards, festa de premiarão da Federação Internacional de Automobilismo para as Americas. A inscrição para www.cba.org.br.
Comentários