Domingos Cezar
“Uma festa recheada de cidadania e de responsabilidade para com as questões ambientais por parte dos integrantes das equipes e de seus respectivos orientadores”. Assim se reportou a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Ivanice Cândido Almeida, após a solenidade de lançamento da I Gincana Ecológica, na manhã dessa sexta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal.
O evento social, cultural e ambiental reuniu autoridades, ambientalistas, professores e alunos da rede pública municipal, das escolas que compõem as cinco equipes (Azul, Verde, Preta, Laranja e Branca) concorrentes do certame. Na oportunidade, membros do Conselho e convidados entregaram aos líderes das equipes as primeiras tarefas a serem cumpridas durante os meses de junho e julho.
A mesa esteve formada pela presidente do COMMAM, Ivanice Cândido; a promotora do Meio Ambiente, Gisele Aroso; o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda; o secretário de Desporto e Lazer, Joaquim Quirino Neto, o Neto da Ampere; a secretária adjunta da Educação, Marinalva da Silva; a presidente da Associação dos Gestores das Escolas do Município, Cleomar Conceição; o presidente da Ascari, José Lima; o diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Luis Salani; e o diretor da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar.
Ao fazer a abertura, Ivanice Cândido mencionou a importância do Conselho, bem como da gincana que, segundo ela, vai motivar a classe estudantil. Ela justificou a ausência do prefeito Sebastião Madeira, ressaltando que o gestor empossou os conselheiros e não intervém, mesmo que indiretamente, nas decisões do colegiado. Ela agradeceu aos titulares da SEDEL e da SEMED, “os quais têm dado o apoio necessário para realização desse importante evento”.
O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, parabenizou a diretoria do COMMAM, bem como as secretarias envolvidas na realização da gincana, observando que esses órgãos demonstram preocupação com as questões ambientais do município. “A coordenação conseguiu reunir alunos e professores nesse ideal, razão porque tenho certeza que as equipes vão dar tudo de si para fazer o melhor”, concluiu Miranda.
A professora Cleomar Conceição, presidente da Associação dos Gestores de Escolas, parabenizou o COMMAM “pela feliz iniciativa”, ressaltando que as escolas terão a oportunidade de mostrar ou de socializar seus projetos para a comunidade. O diretor da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar, destacou os recursos hídricos que abundam o município de Imperatriz e chamou a atenção de todos para a necessidade de preservá-los.
O engenheiro Luis Carlos Salani, em nome da ACII, parabenizou os coordenadores da gincana, a qual, segundo ele, vai despertar o interesse de alunos e professores de se preservar o rio Tocantins e seus afluentes que cortam a cidade. Para Salani, que também é membro do COMMAM, é preciso que se preservem os ecossistemas que ainda restam no município de Imperatriz.
A secretária adjunta Marinalva da Silva disse que a SEMED topou de cara o desafio de coordenar a gincana, em face à sua importância no seio estudantil. “Preservar o meio ambiente é uma necessidade de todos, pois trata-se de um tema que tem sua transversalidade, razão porque merece ser tratado com zelo e responsabilidade”, afirma Marinalva, acrescentando esperar que a realização da gincana seja de atitude e de prática para todos os participantes.
Por sua vez, o secretário de Desporto e Lazer, Neto da Ampere, destacou a importância da gincana, comentou a derrota dos ambientalistas na aprovação do Código Florestal, no Congresso Nacional, e sugeriu a implantação de uma disciplina que aborde as questões ambientais nas escolas. Finalizando, o secretário garantiu que sua equipe encontra-se disponível para trabalhar na realização da gincana.
Comentários