A secretária adjunta Marinalva da Silva pede o empenho...
...das diretoras na realização da Gincana Ecológica

A I Gincana Ecológica promete movimentar a classe estudantil no sentido de conscientizar a comunidade imperatrizense a ter mais respeito para com o meio ambiente, bem como com o Código de Postura do Município. Pelo menos esse é o objetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), da Secretaria de Desportos e Lazer (SEDEL) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que promovem o evento ambiental.
Em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (2), no auditório da SEMED, os promotores do evento se reuniram com diretores de várias escolas públicas municipais, que participarão, direta ou indiretamente, da gincana para discutir as regras da competição que traz o sugestivo tema: “Preservação Ambiental: Compromisso de todos”. Na ocasião, a presidente do Conselho, Ivanice Cândido Almeida, apresentou o projeto da I Gincana Ecológica.
Ao dirigir-se às colegas, a professora Marinalva da Silva, secretária adjunta de Educação, pediu o empenho de todas na formação das equipes, bem como na realização das tarefas. Marinalva lembrou que a culminação do projeto acontece durante a semana de comemoração do aniversário de fundação da cidade, “justamente a nossa temática do 7 de Setembro, que é 160 anos de Imperatriz”, afirmou, pedindo a todas que vestissem a camisa para que a gincana possa alcançar o êxito desejado.
A presidente da Associação dos Gestores das Escolas Municipais, professora Cleomar Conceição da Silva, disse que o projeto ambiental é muito interessante e que projetos semelhantes vêm sendo apresentados em pelo menos 90% das escolas, mas que suas apresentações geralmente são internas. Ela citou como exemplos as escolas Leôncio Pires Dourado e Wadi Fiquene, porém ressaltou que o projeto da gincana abrange alunos, professores e a sociedade de uma forma em geral.
Por sua vez, o secretário de Desporto e Lazer, Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere, se disse empolgado com a realização desse evento de caráter ambiental, cultural “e também esportivo”, observa o titular da SEDEL. Ele lembrou que o esporte está intrinsecamente ligado à educação e à saúde, “razão porque a Secretaria de Desportos e Lazer vai dispor sua equipe para prestar todo apoio necessário ao evento, que vai precisar de uma grande estrutura”, concluiu.
A I Gincana Ecológica: “Preservação Ambiental: Compromisso de todos”, de acordo com seus idealizadores, envolve todos os 24 órgãos que compõem o Conselho Municipal de Meio Ambiente, além de professores das Secretarias Municipal da Educação e do Desporto e Lazer. Contará com a parceria do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro (50º BIS) e a empresa Suzano Papel e Celulose.

Lançamento na Câmara Municipal

O projeto passou então a ser explanado pela presidente do COMMAM, Ivanice Cândido, a qual explicou que a I Gincana Ecológica será composta de cinco equipes, com o mínimo de trinta integrantes, de cerca de 60 escolas do município, envolvendo apenas alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Eles serão escolhidos, por suas respectivas diretoras, para formarem as equipes concorrentes.
As equipes ficaram assim definidas: Equipe Azul, que representará a água; equipe Verde, a terra; equipe Preta, o lixo (resíduos sólidos); equipe Laranja, o fogo; e a equipe Branca, das questões concernentes ao ar. O objetivo principal da gincana, de acordo com seus idealizadores, é estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da liberdade de expressão de cada um dos segmentos.
O cronograma a ser desenvolvido, a partir de agora, conforme explicou Ivanice Cândido, começa no dia 27 de abril próximo, às 08h30, no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, com o lançamento da campanha. O evento deverá contar com a participação de professores e de todos os alunos que vão compor as cinco equipes concorrentes. Na ocasião, as equipes receberão suas respectivas tarefas.
No dia 5 de junho, durante o I Fórum Ambiental da Região Tocantina, que se realizará no Palácio do Comércio, todas as equipes terão a oportunidade de expor aos participantes do Fórum e a Comissão Julgadora alguns aspectos de suas tarefas concretizadas até este dia. “Os alunos devem caprichar em suas tarefas, pois elas contarão pontos preciosos na competição”, adverte Ivanice.
No dia 23 de junho, conforme o cronograma, professores e alunos integrantes das equipes vão comemorar o Dia Nacional da Educação (25) para realização de algumas tarefas, a partir das 7h30, na Beira Rio. A partir das 15h do mesmo dia as competições prosseguem na Praça da Cultura, com a realização de várias tarefas. As competições encerram-se dia 14 de julho com a escolha da Garota e Garoto Ecológico. (Domingos Cezar – Comunicação)