Domingos Cezar
A presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido, informou que a concentração da I Gincana Ecológica, com o tema “Preservação Ambiental: Compromisso de Todos”, proposta pelo Commam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), acontecerá no dia 23 de junho, na Praça da Cultura, com início às 7h e término às 13h. “O evento contará com a presença de mais de mil alunos de 60 escolas públicas municipais”, afirmou.
De acordo com a presidente do Commam, no próximo dia 23, conforme o cronograma, professores e alunos integrantes das equipes vão comemorar o Dia Municipal da Educação (25) com a realização de tarefas esportivas, entrega de mudas de árvores, corrida de rua e tarefas de palco. As equipes foram divididas por escolas dos bairros, por cores e por símbolos, como Bacuri (Azul), Centro (Laranja), Santa Rita (Verde), Vila Lobão (Preta), Vila Nova (Branca).
As tarefas estarão divididas em três: tarefas rápidas (aquelas entregues às equipes no ato da inscrição da Gincana), tarefas especiais (aquelas que deverão ser cumpridas antes do evento) e as tarefas surpresas ou relâmpagos (conhecidas no decorrer do certame, intercaladas nas tarefas normais). Cada uma delas terá uma pontuação elaborada pela coordenação, que estão dispostas no regulamento.
A premiação da equipe campeã da Gincana, segundo informa Ivanice Cândido, será um dia de lazer, sendo que todas as equipes ganharão medalhas de participação. As competições encerram-se dia 14 de julho com a escolha da Garota e Garoto Ecológico.
As equipes cumpriram mais uma de suas tarefas no último dia 5 (Dia Mundial do Meio Ambiente) quando fizeram exposição de seus trabalhos no pátio do Palácio do Comércio, por ocasião da realização do I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. Os trabalhos foram apreciados pelo corpo de jurados escolhido pela diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A presidente Ivanice Cândido aproveitou a oportunidade para convidar toda a comunidade a participar do evento na Praça da Cultura, o qual, segundo ela, terá momentos de muita alegria e, sobretudo, de conhecimentos culturais. “Isso vem sendo demonstrado em todas as tarefas que estão sendo cumpridas, fielmente, por todas as equipes”, frisa a presidente do Commam. (Comunicação)
Comentários