
Domingos Cezar
Em solenidade concorrida que contou com as presenças de familiares, alunos e colegas professores da UemaSul, o professor Gilberto Freire de Santana tomou posse, na última sexta-feira (31), na Cadeira 23 da Academia Imperatrizense de Letras - AIL.
Gilberto Freire tomou posse da cadeira que teve como fundador o também professor Arnaldo Monteiro dos Santos, falecido no início deste ano. Parte dos familiares de Arnaldo, liderados pela viúva Edna dos Santos, também compareceu à solenidade.
O novo acadêmico foi saudado pelo presidente Trajano Neto, em nome de todos os presentes, e foi homenageado com uma peça teatral e música do instrumentista Heury Ferr. Gilberto Freire atuou no teatro como ator, fundado do Grupo Literário de Imperatriz - GRULI.
O presidente designou para receber Gilberto Freire os acadêmicos Ribamar Silva e Liratelma Alves Cerqueira. O primeiro fez menção à sua ativista cultural, enquanto Liratelma destacou o seu trabalho como professor de língua na antiga UEMA, atualmente UemaSul.
Em trecho de seu discurso, Freire se coloca "como marinheiro de primeira viagem e estou levando e me deixando levar, como num aceno preciso, encantando de um Chico Buarque e embriagadamente anunciado, também, pelas ondas de um pagodesco Zeca".
Ele observa que, "diante desta embarcação, deste leme, que já teve como timoneiro o querido e saudoso professor Arnaldo Monteiro, irrequieto aventureiro, pesquisador e estudioso das águas revoltas da nossa língua materna, e que no traçar das palavras, se esmerou na labuta de fazer arte como cronista, contista, poeta de um caudaloso rio nosso".
Comentários