Com o tema “O que ainda podemos dizer sobre currículo”, foi realizada na manhã de ontem a quinta etapa da Formação Continuada dos programas Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, da rede municipal de ensino de Imperatriz.
De responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os programas, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foram implantados em 2011 e têm os seguintes objetivos: elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a Secretaria de Educação.
“Dedicamos este ano de 2014, na nossa Formação Continuada, a uma reflexão sobre um dos componentes mais importantes do processo de ensino e aprendizagem, o currículo da educação básica. Nesta 5ª FOCO e última do ano, estarão presentes gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, supervisoras escolares, superintendentes e equipes da Semed, todos refletindo juntos sobre alguns outros temas pertinentes a essa temática”, esclareceu Rejane Kravetz, coordenadora do Gestão Nota 10.
A Associação de Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI), através de sua presidente Cleomar Conceição, parabenizou todas as ações de formação continuada realizadas pela Secretaria de Educação no decorrer do ano de 20014.
“Esta foi a última formação de gestores do ano. A AGESMI parabeniza o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, por dar atenção especial às ações voltadas à educação, como as formações continuadas para gestores, vice-gestores, supervisores, coordenadores pedagógicos e professores. A educação municipal tem avançado porque a Prefeitura de Imperatriz, através do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, tem priorizado ações em prol de uma educação de qualidade e nós, como gestores, só temos a agradecer”.
Cleres Carvalho, vice-gestora da Escola Municipal Paulo Freire e também integrante da direção da AGESMI, parabenizou as ações da Semed. “A Secretaria de Educação tem nos proporcionado, desde a implantação do Gestão Nota 10, em 2011, momentos de construção de conhecimentos que favorecerem a melhoria do fazer pedagógico através dos conteúdos compartilhados sob a orientação da equipe pedagógica e que coordena o programa”. (Luana Barros – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15168
Comentários