A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz realiza nos dias 07 e 08 encontro referente a Ficha de Acompanhamento ao Aluno Infrequente (FICAI), no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), às 8h.
Rossana Melo, coordenadora do Setor de Acompanhamento Escolar, explica que o público-alvo do encontro são os coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede municipal de ensino.
“O objetivo deste encontro é fortalecer o compromisso e a responsabilidade da gestão e coordenação pedagógica de nossas escolas sobre a utilização e a importância desse instrumento, que prevê ações que minimizam a evasão e infrequência escolar”.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, esclarece que o Setor de Acompanhamento Escolar é estruturado com diversas ações em prol dos mais de 42 mil alunos da rede municipal de ensino.
“O Setor de Acompanhamento Escolar da SEMED desenvolve ações em toda a rede municipal de ensino de Imperatriz com uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo realizar o acompanhamento a alunos com dificuldades de aprendizagem, indisciplina, violência escolar, bullying, preconceito e infrequência em busca da participação efetiva das famílias, responsáveis, professores, gestão e comunidade escolar”. (Luana Barros - ASCOM)
Outras ações
• Serviço de Orientação Educacional (SOE)
Desenvolve ações de atendimento a alunos com problema de aprendizagem e indisciplinas com orientações pedagógicas a professores, coordenando o processo de sondagem, interesses, aptidões e habilidade dos educandos, sistematizando o processo de acompanhamento dos alunos encaminhando a outros especialistas de acordo com suas necessidades, participando no processo de integração escola-família-comunidade.
• Serviço de Supervisão Escolar
Orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos, por meio de palestras com autoridades e especialistas.
• Psicopedagogia
Estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Identifica, a partir de diagnóstico de outros especialistas, as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo e promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.
• Psicologia:
A atuação da Psicologia que está voltada para a área da Educação, se destina à realização de pesquisas diagnósticas e em aspectos mais específicos atualmente o psicólogo atua na orientação de pais em situações em que houver necessidade de acompanhamento e encaminhamento do aluno para outros profissionais.
Comentários