Encontro com o TEC discutiu a importância da gestão de qualidade para a melhoria dos índices educacionais

Nessa quarta-feira, 10, diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram de reunião técnica com auditores do Tribunal de Contas do Estado, TCE. O objetivo foi dialogar sobre a importância da gestão de qualidade para a melhoria dos índices educacionais.

"Não viemos falar de números, mas sim de crianças, do futuro. Propor uma conversa para eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela gestão da educação de Imperatriz e sugerir o que pode ser feito para melhorar", informou o auditor do TCE, Cândido Madeira.
Temas importantes como diagnóstico, acompanhamento dos resultados e dificuldades dos alunos, infraestrutura predial e de apoio ao ensino, tecnologia, parcerias com rede de saúde e desenvolvimento social, metas para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, merenda escolar, material didático, conselhos municipais de educação, e ponto eletrônico, foram os principais assuntos debatidos.
Para o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, os apontamentos do TCE auxiliam para a melhoria do trabalho dos gestores. "A discussão foi muito relevante, pois sabemos que há dificuldades a serem enfrentadas em toda a rede. Além do ensino e toda a estrutura, ainda há o desafio da escola em assumir outras atribuições que cabem a família, por exemplo. Então, os desafios são grandes e as sugestões do TCE podem nos auxiliar a obter melhores resultados para o futuro", destacou.
Sandra Marinho Farias, gestora da escola municipal Juracy Conceição, elogiou o encontro. "Reunião esclarecedora, tranquila, dinâmica, que nos deixou mais apropriados do nosso cargo de gestor, informações que nos dão segurança e orientam, desmistificando aquele receio do órgão fiscalizador e mostrar que tudo que eles querem é que nós façamos uma gestão de qualidade".
Além do secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira, prestigiaram o evento o procurador geral do Município, Rodrigo do Carmo; o assessor chefe de gabinete, Marcelo Moreno; o controlador geral Davi Cardoso; as secretárias de Esporte, Greycivane Lindoso, e Recursos Hídricos, Rosa Arruda; e do Ministério Público, representando a promotoria de Educação, Nayma Ribeiro Abas. (Sara Ribeiro)