Os gestores escolares discutiram em grupos e elaboraram suas proposições sobre a sistemática avaliativa
Uma das mesas de discussão formada para socialização das proposições e sugestões dos gestores escolares

 A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) promoveu nessa quarta (20), durante todo o dia, uma formação com tema “Reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Ensino do Maranhão”. Esta é uma ação da Supervisão de Avaliação Educacional, em parceria com a Superintendência da Educação Básica/Secretaria Adjunta de Ensino/Secretaria de Estado da Educação/Governo do Maranhão. O encontro teve como público-alvo os gestores escolares e coordenadores pedagógicos das 35 escolas estaduais, vinculadas à UREI, envolvendo além de Imperatriz, os municípios de Amarante, Montes Altos, Campestre, São João do Paraíso, Porto Franco, Estreito, Buritirana, Lageado Novo, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Ribamar Fiquene. Presente na abertura do encontro, a gestora e a diretora Regional de Educação de Imperatriz, respectivamente, Professora Drª Orleane Santana e Professora Suelly Leal, que desejaram as boas-vindas a todos os participantes. “Esta formação muito contribuirá para que haja um alinhamento de ações em todo o Maranhão, em prol da aprendizagem dos alunos e, conseqüentemente, da melhoria dos nossos índices educacionais, visando uma educação com mais qualidade ainda”, destaca a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
A formação “Reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Ensino do Maranhão” tem como objetivos discutir as dificuldades mais recorrentes no processo de avaliação da aprendizagem escolar e analisar instrumentos de avaliação propostos pela Supervisão de Avaliação do Estado do Maranhão (SUAVE), com vistas à elaboração de uma nova sistemática para o Estado do Maranhão. “Contribuir com a reelaboração da Sistemática de Avaliação do Sistema Estadual no qual atuamos como profissionais é tarefa que se faz urgente e necessária, pois nos oportuniza refletir sobre o nosso papel ativo no processo de aprendizagem dos estudantes”, explica a coordenadora Pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
Durante o encontro foi possível socializar com os gestores escolares e coordenadores, os resultados de meta-avaliação desenvolvida pela SUAVE, realizada no período de junho a setembro de 2015, que se constituiu como a primeira etapa deste processo que envolverá várias outras atividades de estudos/consultas e que pretende culminar na reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.
Após isso foi realizado trabalho em grupos, onde questões pertinentes à Sistemática de Avaliação foram discutidas, sendo elaboradas propostas e proposições, que foram socializadas através de um representante por grupo, que formaram uma mesa de discussão, a partir de questões norteadoras no que se refere a instrumentos de avaliação, recuperação paralela, instrumentos de registros e média mínima satisfatória por período e anual, conselho de classe, recuperação final, progressão parcial, certificação e SIAEP (Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas). Por último foi elaborado de forma coletiva o Plano de Ação/formação a ser materializado nas escolas com a equipe pedagógica e docentes. Para a gestora escolar do CE Governador Archer, professora Diana Barreto, a discussão sobre a Sistemática Avaliativa da Rede Estadual de Ensino foi muito oportuna: “Nesta formação, nós pudemos compartilhar vivências e nos posicionarmos quanto à realização dos conselhos de classe, instrumentos avaliativos, registros, progressões, dando encaminhamentos a todas essas questões sobre a Sistemática de Avaliação da Rede Estadual. Cabe a nós agora replicarmos esses saberes nos Centros de Ensino para que os professores também colaborem”, destaca a gestora do CE Governador Archer.
“Nós temos a necessidade e a autonomia para estarmos construindo, de forma sedimentada, esses critérios para que a avaliação possa se tornar um instrumento de fato que produza aprendizagem”, destacou o Prof. Dr. Jailson Macedo Sousa, um dos formadores da UREI, que mediou a discussão. “Este momento nosso aqui é um exercício para que possamos ter esse olhar, perceber outras possibilidades, outros caminhos. E a partir desses encaminhamentos a escola vai poder ampliar esse olhar e adequar conforme sua realidade, conforme seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e estabelecer melhor os pontos aqui discutidos”, reforça a professora Raimunda Sá, outra formadora da equipe da UREI e que também mediou as discussões.
As proposições elaboradas nas escolas estaduais serão encaminhadas pela UREI à Supervisão de Avaliações como contribuições para a melhoria da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Educação no Maranhão. (Cida Marconcine)