Existe um dito popular dando conta que administradores públicos não gostam de construir obras por debaixo da terra, por não serem notadas pelos moradores (eleitores). Esse é mais um paradigma quebrado na administração do prefeito Sebastião Madeira, tanto no primeiro quanto no seu segundo mandato.
A cidade de Imperatriz, como costuma dizer o engenheiro civil Roberto Alencar, "se fosse uma fazenda era muito valorizada devido à grande quantidade de nascentes de águas, lagoas e riachos que cortam a zona urbana". Por essa razão, a cidade necessita de obras de drenagem em diversas regiões para que possa dar vazão à água acumulada sem prejuízo às vias urbanas.
Para acabar com os alagamentos em períodos chuvosos e garantir maior durabilidade da malha asfáltica, a gestão do prefeito Madeira foi a que mais se preocupou em drenar a cidade. Como o trabalho que está sendo realizado em uma das regiões na qual os moradores mais sofrem com os alagamentos em Imperatriz, como a da antiga Lagoa da Covap, que inclui as ruas Amazonas, Pará, Antonio Miranda, São Domingos e João Lisboa.
"O problema já se arrasta há décadas, mas o nosso propósito agora é eliminá-lo de vez", afirma o engenheiro Roberto Alencar, secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra). De acordo com Alencar, a determinação do prefeito Sebastião Madeira é drenar a maior quantidade possível de cruzamentos, ruas e avenidas nas regiões mais baixas da cidade.
Além da drenagem que está sendo feita na confluência da Rua Amazonas com Antonio Miranda, Centro, Alencar lembra que também foi concluída a drenagem da Rua Dom Cezário, localizada no bairro Maranhão Novo, e nas principais vias do Jardim São Luís.
"No Grande Santa Rita também está sendo realizada a drenagem profunda da Rua H; as ruas Santa Rita, Rua 27 de Julho e Raimundo de Moraes já foram drenadas", observa.
Na primeira gestão de Madeira, Roberto Alencar lembra que outras vias importantes para a circulação de veículos também foram beneficiadas com drenagem como as ruas Floriano Peixoto, Piauí e Simplício Moreira.
"Na Vila Cafeteira uma drenagem de grande importância e necessidade dos moradores e dos motoristas que ali trafegam foi construída na Rua Anhanguera. No bairro Bacuri, obras de drenagem foram realizadas na Rua Duque de Caxias e Rua Nova", cita ao lembrar que recentemente foram concluídas as drenagens da Avenida Perimetral (FEST) e Rua Monte Castelo, Centro. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14883
Comentários