Reunido com lideranças garimpeiras que participam hoje de reunião na Coomigasp, o presidente Gessé Simão afirmou que a cooperativa é maior que aqueles que tentam semear a divisão entre a classe garimpeira. “Todo garimpeiro tem uma luta e nessa luta tem várias testemunhas. Essa luta foi construída a cada dia, com muita dedicação e com a participação de todos, em várias assembleias. Minha história e minha luta sempre foram em defesa da família garimpeira”.
Gessé afirmou que sempre teve um lado e nunca mudou de posição. Para ele, quem mudou é que precisa explicar porque mudou. Quem está no sol e na chuva desde a primeira hora, somos nós que participamos do processo de reorganização, desde a concessão da lavra até o momento atual. Agora, querem pela discórdia, pela divulgação de notícias infundadas, pela calúnia, prejudicar o garimpeiro. “Na verdade, querem criar é confusão, isso não vai valer, não vai vingar. O garimpeiro é um homem inteligente e sabe quem está do seu lado”.

Quem perde

Gessé Simão destacou que a Coomigasp não vai fazer o jogo de quem se revelou seu inimigo. Para ele, há muitos interesses em jogo e quem tem seu interesse contrariado está por trás do pior jogo “que é prejudicar a Coomigasp, prejudicar o garimpeiro”.
Para finalizar, o presidente destacou que durante todo esse tempo, foram muitas as conquistas. “A prova maior é que todo o nosso trabalho foi acompanhado pelas autoridades responsáveis pelo setor de mineração do país. Se não tivesse muita dedicação e seriedade, não tínhamos chegado onde chegamos”, declarou. - Tudo que foi feito foi com transparência e, por isso, Serra Pelada está aí, pronta para beneficiar quem dela é seu associado, através de sua representante legal que é a Coomigasp, finalizou.