PROPÓSITO. Nesta breve reflexão faremos uma caminhada dentro de nossas casas, notadamente na relação pais e filhos e a educação que devemos dar a eles. Falar em limites na educação nos traz à mente as fronteiras do caminho que nossos filhos devem observar. Fronteiras de princípios, fronteiras da moral e da ética, fronteiras do convívio social, fronteiras do temor do Senhor.
O QUE SÃO LIMITES. São indicativos de até onde podemos ir. Na vida, não podemos falar, fazer, realizar tudo o que queremos. E por quê? Porque a sociedade é construída em cima de dois pilares básicos: direitos e deveres. Os limites determinam exatamente nossos direitos e deveres. Na construção de uma sociedade, são as próprias pessoas que a compõem as responsáveis em determinar os limites de ação de cada um de seus membros.
O QUE DIZEM OS LIMITES? Para o bem de todos essa é uma pergunta que a sociedade deve responder sem titubear. OS LIMITES DIZEM NÃO. Na dúvida não ultrapasse. Estacionamento proibido. Vagas para idosos. É proibido fumar aqui. Todos sabemos que as proibições apontam para os riscos, para os perigos que trazem a transgressão daquelas normas. Tais proibições provocam prejuízos para os infratores e para outras pessoas cujos direitos foram violados. Na Bíblia temos o exemplo clássico de Acã. Transgrediu uma norma divina e, com isso, trouxe um enorme prejuízo para si, sua família e seu povo. OS LIMITES DIZEM SIM. Os limites podem ter um caráter propositivo, isto é, de palavras afirmadoras de objetivos saudáveis que podemos perseguir. E quando os alcançamos nós e os outros somos beneficiados. A vida não é feita apenas de não, apenas de deveres. Temos direito, sim. E no momento que somos treinados a buscar esses direitos, de alguma maneira somos impulsionados a experimentar uma atmosfera de justiça e paz.
A respeito de José do Egito, a Bíblia registra o seguinte testemunho:”José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro”. Assim como os galhos de uma árvore frutífera abençoam o vizinho, da mesma maneira as pessoas que vivenciam seus limites positivos, influenciam em grande medida a sua geração.
NOSSOS FILHOS, PRESENTES DE DEUS. Todo presente é recebido com expectativa e alegria. Assim são os filhos. Todavia eles são recebidos para serem criados e educados. E isso implica em uma grande responsabilidade.
Assim como o oleiro trabalha com o barro para dele fazer uma obra de arte, do mesmo modo os pais se gastam no sentido de ensinar princípios, valores, limites aos seus filhos. E isso é feito com palavras e exemplos de vida. No final desse processo educativo os pais devem ter a consciência de que fizeram o seu melhor, que cumpriram cabalmente a sua missão.
Pastor PORTO
Comentários