A Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), através dos acadêmicos Jassen Mota Cutrim, Mauro Renan Lopes Arruda e Patrick Andrew Medrado Costa, todos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, apresentaram no início do mês de fevereiro Pesquisa Intervencionista com a temática Deficiência auditiva: o som do futsal. O estudo foi realizado no C. E. Governador Archer em Imperatriz.
O mesmo contou com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio. Todos com deficiência auditiva, com idade entre 15 e 19 anos, do sexo masculino. No entanto, sua prática foi efetivada nas dependências da UNISULMA ao longo de sessenta dias. Onde foram caracterizadas e descritas práticas do futsal, observando possíveis alterações motoras comuns ao futsal específicas dos deficientes auditivos e desenvolvidas regras, materiais para melhoria da prática inclusiva do futsal.
A pesquisa foi embasada teoricamente pelas obras de especialistas da área, bem como documentos institucionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e Cartilhas temáticas. Tendo como premissa básica a problemática Quais as possíveis estratégias que podem auxiliar na superação das dificuldades dos deficientes auditivos na realização da prática do futsal? Foi configurada hipótese evidenciada por aulas/proposições de educativos técnicos e táticos do futsal numa perspectiva inclusiva. Os preceitos metodológicos deram-se através de pesquisa de campo de caráter descritivo, exploratório e intervencionista, com abordagem quantitativa e uso do Método Situacional. Sobre os quais foram analisadas habilidades como passe, recepção e condução na prática do futsal. Os resultados alcançados ao longo de um período de sete semanas foram percebidos pelo desenvolvimento da lateralidade, da percepção espacial e motora e a ampliação da condição visual periférica, demonstrando serem positivos quanto ao que fora propostos.
O estudo teve como objetivo o Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade Monografia, para obtenção do grau de licenciado em Educação Física. O orientador da pesquisa foi o renomado professor especialista Gledson Weslley Pereira Santos. A banca examinadora contou ainda com os capacitados professores Lilian Castelo Branco de Lima (mestra) e Isnande Mota Barros (especialista). O trabalho tem 89 páginas e recebeu, pelo conjunto da obra (redação e apresentação), a nota máxima – dez. Em breve estará à disposição de todos na biblioteca e no site da instituição. O referido estudo será posteriormente apresentado no C. E. Governador Acher para socialização junto aos sujeitos da pesquisa. (J.C.)