Na categoria esportes coletivos na Seletiva Regional Sul dos Jogos Escolares Maranhenses 2019, JEM´s, o futsal feminino teve sua primeira rodada na manhã desta terça-feira, 23, nos ginásios da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma, e da Escola Nascimento de Moraes. As equipes da categoria infantil jogaram com grande entusiasmo, algumas participam das seletivas em Imperatriz pela primeira vez.
Os confrontos que deram início a esses jogos coletivos foram entre as escolas Presidente Costa e Silva de Senador La Roque e Professor Ariel de Buriticupu, na Unisulma. E entre as escolas Coelho Neto de Imperatriz e Francisco Fiin de Governador Edson Lobão, na Escola Estadual Nascimento de Moraes. As competições de futsal feminino e masculino do JEM´s ocorrem durante toda essa semana, pela manhã e tarde nesses locais.
Apesar do nervosismo por sua primeira participação, a atleta do infantil, Gisele Mâcedo, acredita que competir nos Jogos Escolares tem sido uma grande experiência para ela e suas colegas. É a primeira vez também que as meninas do Costa e Silva chegam a competir na Seletiva Regional. "Por morar longe não consigo treinar todos os dias, mas o resto da equipe treina pesado na semana, então é uma grande satisfação participar desses jogos", explicou.
O treinador de Senador La Roque, Edvaldo Barros, reforça que a questão da prática do esporte é de grande importância para a escola. Para ele, já é grandioso só pelo fato da equipe ter conseguido chegar nesta etapa do JEM´s 2019. "O esporte promove a inclusão social, é através dele que podemos descobrir novos talentos da nossa região. Isso faz com que tenhamos mais disponibilidade, amor e determinação para fazer esse trabalho", afirmou.
Os jogos das finais do futsal das duas categorias estão previstas para acontecer no próximo domingo, 28. Além de Imperatriz, que é a sede do evento, participam os municípios da região tocantina e sul do Estado, tais como: João Lisboa, Açailândia, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Carolina, Porto Franco, Estreito, Ribamar Fiquene, Buriticupu, Senador La Roque e Cidelândia.
A Prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, presta suporte às equipes desses outros municípios. De acordo com o Secretário da Sedel, Eudes Feitosa, o apoio tem sido realizado principalmente no transporte, alojamento e alimentação. "A contribuição do Município é essencial para realizar esse evento. Imperatriz demonstra as demais cidade da região sul e tocantina do Maranhão, que temos condições e estruturas para prestar o suporte necessário, e com isso, garantimos cada vez mais o fortalecimento das práticas esportivas", explicou. (Ariel Rocha-Ascom)
Comentários