A Fundação Sousândrade será a responsável pela realização do concurso na Prefeitura Municipal de Imperatriz. O anúncio aconteceu na manhã de ontem (12), no gabinete do prefeito, com a presença de vereadores, secretários municipais e vários representantes da imprensa local.
Com o anúncio da empresa, a expectativa é que o edital do concurso seja divulgado já no fim do próximo mês. Informações exatas sobre o número de vagas, período de inscrições e a data da prova estarão disponíveis neste documento.
Segundo o prefeito Sebastião Madeira, o concurso será o mais amplo da história do município. “A necessidade de legalizar os serviços e os profissionais que trabalham para a Prefeitura acabou por nos levar a realizar este concurso, que será o mais amplo já feito por uma administração de Imperatriz”, explicou o prefeito.
O prefeito destacou a oferta de vagas para agentes de trânsito. Segundo ele, serão 40 novos postos de trabalho para este cargo. Madeira lembrou que o município já teve cerca de sessenta agentes de trânsito. Atualmente, são apenas 17.
Madeira aproveitou para justificar o adiamento do concurso, inicialmente previsto para ser realizado em 2011. Segundo ele, erros da empresa que venceu a licitação acabaram por prejudicar o processo. “No fim a [empresa] que ganhou [a licitação] propôs um valor que eles próprios disseram que não tinham condições de fazer [o concurso] por esse valor. Deram um desconto de 85%. Procuramos a segunda colocada, que deu desconto de 83%, e ela também confessou que não tinha condições de fazer por aquele valor”, disse.
Vagas - A expectativa de que o número de vagas fosse, pelo menos, 50% superior ao do concurso não realizado de 2008 será superada. Segundo o secretário municipal de Administração e Modernização, Iramar Cândido, devem ser oferecidas mais de 500 vagas. “Não será 50%, pode ser até três vezes mais. Não referente ao concurso em vigor, mas em relação àquele concurso de 2008 que não aconteceu”, garantiu.
Além das vagas, o concurso também realizará o cadastro de reservas. Desta forma, candidatos aprovados, mas que não conseguirem colocação dentro do número de vagas, poderão ser convocados posteriormente. A validade é de dois anos, podendo ser prorrogada.
Outra novidade é a criação de alguns cargos, conforme explicou o ouvidor geral do município, Daniel Souza. “Vai ser um concurso para todos os cargos da administração. E alguns cargos que não existem serão criados, como advogado especialista em direito ambiental”, garantiu.
Concurso cancelado - Iramar Cândido aproveitou para falar sobre as inscrições do concurso não realizado de 2008. Segundo ele, novidades serão anunciadas no próximo mês. “Nós tivemos mais de quatro mil inscritos [para este concurso]. No mês que vem, vamos anunciar a forma como ressarcir estes candidatos. Quem se inscreveu será ressarcido”, finalizou.
No ano de 2008 o município de Imperatriz tentou realizar dois concursos públicos. O segundo foi suspenso, já que foi considerado ilegal pela Justiça. (Comunicação)