Em novembro, a Escola Fundação Educacional Pirangi, que integra a rede municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), realizou o projeto “Os construtores da paz”, envolvendo alunos, professores, funcionários da escola e comunidade.
De acordo com Elvira Celeste Moreira, gestora da escola, o projeto foi realizado para fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos. “Seguindo estes princípios citados, o projeto Os Construtores da Paz espera aprimorar sua metodologia ao longo dos anos e espera estar contribuindo diariamente na busca de relações mais pacíficas, lembrando as palavras de Gandhi: ‘Não há caminho para a paz, a paz é o caminho’”.
A gestora explicou ainda os objetivos do projeto:
* Identificar e esclarecer trazendo à luz os principais tipos de violência contra crianças, adolescentes, idosos presentes no meio familiar, escolar e social da comunidade local, visando o enfrentamento por meio da conscientização dos pais, alunos e sociedade em geral aliando parceiros de combate à violência em seus diversos níveis.
* Diagnosticar a situação pessoal, relacional, espacial e estrutural da comunidade escolar;
* Sensibilizar artisticamente a comunidade escolar para uma cultura de paz, reconstruindo conceitos de cidadania e educação;
* Mobilizar a comunidade escolar, numa abordagem de intervenção educativa e integrativa, provocando atitudes de reflexão e ação pessoal, familiar e social para paz;
* Promover a leitura e escrita como incentivo às atividades pedagógicas que promovem a paz na escola, auxiliando os professores na efetivação do tema: “PAZ”.
Comentários