A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural (FCI), realizará, a partir das 7h30 deste sábado (8), a III Conferência Municipal de Cultura, que tem como tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura". O evento acontecerá no auditório da Faculdade Atenas Maranhense - FAMA.
De acordo com o presidente da FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, as pessoas que fizeram suas inscrições devem comparecer ao local do evento às 7h30, quando será servido um café da manhã. Logo após o café tem início o credenciamento, que deverá encerrar-se às 8h30 para iniciar a solenidade com a composição da mesa e abertura oficial pelo prefeito Sebastião Madeira.
A programação efetiva do evento tem início às 9h, com a palestra explicativa sobre os objetivos e dinâmica de funcionamento da III Conferência Municipal de Cultura. Em seguida, será feita a leitura e aprovação do regimento que antecede as discussões dos eixos e preposições através dos grupos.
O primeiro eixo tratatá sobre "Implementação do Sistema Nacional de Cultura", tendo como facilitadora a atriz e poeta Lília Diniz. Tem como foco Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
"Produção Simbólica e Diversidade Cultural" é o segundo eixo e tem como facilitador o ator e diretor Cláudio Marconcine. Este tem como foco o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.
A Conferência Municipal de Cultura apresenta como terceiro eixo "Cidadania e Direitos Culturais", tendo como facilitador o técnico em elaboração de projetos, Vítor Amorim. O eixo tem como foco a democratização e ampliação do acesso à cultura e descentralização da rede de equipamentos serviços e espaços culturais, em conformidade com as convenções e acordos internacionais.
O professor universitário, acadêmico e compositor José Ribeiro de Oliveira será o facilitador do quarto eixo, que trata sobre "Cultura e Desenvolvimento". Este importante eixo tem como foco a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Ainda pela manhã, será feita a revisão das propostas para a plenária geral.
No período da tarde, após as apresentações artísticas, tem início a plenária geral com apresentação e aprovação das propostas dos grupos de trabalho. A eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura está prevista para as 16h e o encerramento para as 18h, com a entrega dos certificados a todos os participantes. (Domingos Cezar/ASCOM)