Grupo de agremiações e grupos de cultura popular convocou a FCI para discutir políticas públicas para o setor

Os festejos juninos de 2015 em Imperatriz, a exemplo dos anos anteriores, foram um verdadeiro sucesso. A quadra poliesportiva da Av. Beira Rio recebeu mais de 15 atrações na semana passada, reunindo grupos de quadrilha, grupos de Boi e grupos da cultura popular, mostrando que a grande força cultural de nossa cidade é a diversidade.
De olho no crescimento do movimento Junino, um grupo de agremiações e grupos de cultura popular convocou a Fundação Cultural de Imperatriz para discutir políticas públicas para o setor, além de discutir e planejar as ações para 2016. “Nós percebemos que falta união e articulação para esses grupos e sabemos também como eles acabam penalizados quando tem o acesso aos recursos públicos, dificultado por falta de uma estrutura legalizada e operante”, afirmou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz. 
Segundo Elandias Bezerra, do grupo Junino Arrasta Pé, a reunião será apenas o primeiro passo para uma articulação maior do movimento Junino. “A reunião foi muito proveitosa, tivemos a chance de esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao acesso aos recursos públicos, como editais e leis de incentivo”, disse. 
Uma nova reunião está convocada para o dia 3 de Julho, na sede da Fundação Cultural de Imperatriz para reunir mais grupos e discutir a rearticulação de Associação de Grupos Juninos de Imperatriz. “Quando os grupos se fortalecem, e participam dos espaços de debates de políticas públicas eu também a cultura de Imperatriz como um todo também se fortalece. E é isso que queremos”, finalizou Lucena Filho. [Antonio Fabrício – ASCOM]