Criado em 2009 com o objetivo de fomentar e fortalecer as artes visuais, o concurso de fotografia “Olharte Imperatriz” foi pioneiro em nossa cidade e responsável pela revelação de diversos fotógrafos amadores e profissionais. Um ano depois surgiria o “Imperatriz em Telas”, concurso voltado exclusivamente para as artes plásticas e que trouxe novamente aos holofotes telas de pintores imperatrizenses como Silvio Mattos e Kidney Lopes.
Foram dezenas de telas e fotos inscritas que trouxeram diversas visões de Imperatriz, desde os cartões postais às mais específicas nuances de nossa querida cidade. No total, mais de 10 mil reais em prêmios foram entregues ontem na sede da Fundação Cultural. “Estes concursos são de extrema importância para impulsionarmos a arte em Imperatriz. Todo ano fica a expectativa para o resultado que não poderia ser diferente, belos quadros e fotos de extrema riqueza estética e cultural”, afirmou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
Para Tonneves, artista plástico e coordenador da Fundação Cultural de Imperatriz, o desenvolvimento e a evolução dos concorrentes estão cada vez maiores. “A média de telas competitivas está aumentando a cada ano, está ficando cada vez mais difícil escolher somente três vencedoras”, afirmou o coordenador.
De acordo com Eudes Sousa, fotógrafo e coordenador do “Olharte Imperatriz”, o concurso traz uma nova surpresa a cada ano: “Dificilmente temos um mesmo concorrente ganhando todos os anos, a cada edição nos surpreendemos com novos fotógrafos, novos olhares que conquistam o júri e a todos que olham essas belas imagens”.
A solenidade de entrega dos prêmios contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira, que ressaltou a importância da valorização da cultura e identidade da cidade e das pessoas que constroem a história de Imperatriz. “Desde o primeiro ano de gestão nosso objetivo foi o de inicialmente resgatar e em seguida valorizar a cultura local, pois nossa gente tem forte identidade e merece ser disseminada das mais variadas formas, principalmente pela cultura”, afirma.
“Tenho orgulho dos artistas de nossa cidade. Nossa vontade era de fazer muito mais, mas as condições atuais não nos permitem. Esperamos que nas próximas edições possamos promover eventos muito maiores que estejam à altura da qualidade dos trabalhos inscritos”, finalizou o prefeito, parabenizando a equipe da FCI pelo trabalho contínuo em prol da valorização da cultura em Imperatriz. (Kayla Pacheco - Antonio Fabricio - ASCOM)
Premiados Fotografia
Categoria: Colorido
1º Hilquias Santos
2º Francisco Evaldo
3º Dávila de Deus
Categoria: Preto e Branco
1º Francisco Evaldo
2º Raísa Araújo
3º Antônio Paixão Junior
Artes Plásticas
1º Kydney Lopes
2º Edney Santos
3º Eder Areia
Comentários