Sessenta alunos. Esse é o saldo do curso profissionalizante de canto coral, realizado na sede da Sociedade Os Timbiras. As aulas são realizadas graças à parceria entre a Sociedade e a Prefeitura de Imperatriz. Hoje (10) acontece a segunda aula, ministrada pelo maestro Giovanni Pietrinni.
Cerca de 350 pessoas se inscreveram para o curso. Para a segunda etapa, 100 foram selecionados até, finalmente, se chegar aos 60 que foram matriculados. Apesar de não ser a primeira vez que a Sociedade Os Timbiras e a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) oferecem aulas de canto, antes, a qualificação não era profissionalizante.
Segundo o maestro Pietrinni, foi necessária a aprovação do Conselho Municipal de Educação para o reconhecimento do curso. Para ele, isso deve contribuir com a solução de um problema da falta de profissionais nesta área, pelo menos, em Imperatriz. “Com esse curso profissionalizante nós queremos diminuir essa lacuna que existe entre o profissional da música qualificado para ministrar a disciplina de música em escola”, explicou. Ao fim do curso, os alunos receberão certificados.

Coral - Os corais Os Timbiras e Curumim gravam seu CD ainda neste mês. O maestro Pietrini, responsável por ambos, garantiu que, a partir da segunda metade de abril, os dois iniciam o trabalho no estúdio.
O CD será comemorativo ao centenário de Luis Gonzaga, no entanto terá três faixas bônus, conforme garante o maestro. “No disco terão três faixas especiais, que são o hino Nacional, o hino do Maranhão e o hino de Imperatriz. Foram poucas as vezes que alguém ou alguma instituição gravou o hino de Imperatriz. A cidade agora terá o hino para fazer uso em suas cerimônias”, finalizou o maestro.
Nos próximos meses, tanto o coral Os Timbiras quanto o Curumim terão agenda lotada, iniciada já em maio, com a comemoração do Dia das Mães, seguindo pelas festas juninas e o aniversário de Imperatriz. (Comunicação)