“Estes treinamentos podem ser considerados o cérebro do sistema, porque aqui os profissionais têm uma nova visão a respeito da maneira ideal de se atender às solicitações emergenciais”, disse Alexandre Tagore, médico e palestrante

“Com foco na especialização do atendimento, as discussões giraram em torno do que é uma Central de Regulação Médica, levando em consideração sua estrutura de funcionamento e ações diante dos pedidos de socorro para agir de forma ágil e eficaz nas solicitações do dia a dia”, informa o médico regulador Tagore Alexandre Matos, que ministrou as atividades do curso.
O objetivo principal da capacitação, segundo explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira, é qualificar o atendimento da Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Imperatriz. “Por isso, disponibilizamos para os funcionários do setor esse treinamento durante os dias 18 e 19 por um especialista da área”, ressalta a secretária.
Alexandre Tagore, além de médico regulador, é também coordenador técnico operacional da Central do SAMU de São Paulo e classifica como fundamental a iniciativa da secretaria. “Estes treinamentos podem ser considerados o cérebro do sistema, porque aqui os profissionais têm uma nova visão a respeito da maneira ideal de se atender às solicitações emergenciais”, relata.
Alexandre acrescenta ainda que no curso os operadores têm acesso a novas ferramentas que lhes permitem mudar de postura quanto ao acolhimento das solicitações, além de ter acesso a informações simples que proporcionam agilidade no atendimento, como por exemplo, perceber que o endereço é a primeira informação a ser questionada na recepção de um chamado, pois mesmo que aconteça alguma intercorrência na ligação, o SAMU vai conseguir localizar o cidadão que necessita do socorro.
Jorge Luís, operador da Central de Regulação Médica do SAMU de Imperatriz, participou do treinamento e afirma que foi bastante proveitosa a capacitação. “Sentíamos a necessidade de um curso assim, a partir das dicas apresentadas aqui e os exemplos mostrados de outras centrais, como a de Osasco e a da capital São Paulo. Vamos aprimorar nosso atendimento, além de percebermos em patamar de igualdade com as práticas das centrais dos grandes centros”, observa o funcionário.

Entenda o que é Regulação Médica

Na Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo. As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade.
Orientação por telefone: Quando pode ser resolvido por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações. Ativação de unidades móveis: De acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas unidades de suporte básico (bombeiros, polícia), unidades de suporte básico e de suporte avançado do SAMU, UTI Móveis do SAMU, e até helicóptero de Suporte Avançado de Vida PRF-SAMU.  (Maria Almeida - ASCOM)