Um passo sem precedentes está sendo dado pela Secretaria de Saúde de Imperatriz. Por determinação da secretária Conceição Madeira, um grupo de técnicos do município se encontra em Barretos (SP), onde junto à Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer, que é simplesmente o maior e mais avançado hospital oncológico do Brasil, atendendo exclusivamente paciente do SUS, receberão treinamento para a realização de exames que visam a prevenção do câncer.
A ida do grupo de técnicos em busca do aprendizado em Barretos foi acertada pela secretária durante o mês de maio quando foi recebida pela presidência da Fundação naquela unidade. Na oportunidade, esteve acompanhada do subsecretário Arnaldo Alencar e do especialista Gumercindo Milhomem, da Oncoradium. O nosso objetivo – explicitou a secretária – faz parte desse agrupamento de ações já desenvolvidas pelo governo Madeira em ampliar a oferta e a qualidade dos serviços na área da saúde à população.
Para a secretária, os técnicos receberem um treinamento com duração de dois meses no próprio Hospital de Câncer de Barretos fará a diferença, porque representa a busca na precisão dos resultados nos exames que serão efetuados, já que vai proporcionar a prevenção e o diagnóstico precoce, etapas fundamentais para a cura do câncer. “A Fundação Pio XII é uma instituição que segue protocolos internacionais, oferecendo um atendimento integral ao paciente desde o primeiro exame ao tratamento final, o que significa uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer”, frisou. Em 2011, o Hospital de Barretos foi acolhido pelo MD Anderson, o maior centro de Oncologia do mundo, como “Hospital Irmão”.
“Câncer, como se sabe, é um dos males que mais aflige a população. E nossa ida a Barretos, que foi muito bem sucedida, vai disponibilizar para a população atendida em Imperatriz o que de melhor existe em exames preventivos”, afirmou Conceição Madeira, destacando que os procedimentos serão adotados na prevenção do câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de próstata e câncer de pele.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14773
Comentários