Com o tema “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida!”, o secretário de Trânsito e Transporte, José de Ribamar Alves Soares, o Cabo J. Ribamar, ministrou palestra para os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento aconteceu na última quarta-feira (20), no auditório da Secretaria de Saúde (Semus).
O secretário explicou que o tema da palestra está sendo discutido em todo o mundo, pois, em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que até em 2020 a população mundial diminua os números de acidentes de trânsito. Para despertar a atenção do público, o Cabo J. Ribamar mostrou dados e vídeos sobre acidentes de trânsito que impressionou a todos.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, ressaltou que o principal objetivo da palestra é a prevenção de acidentes de trânsito. “Como a maioria dos nossos servidores são jovens, nós queremos que eles continuem vivos e saudáveis. Todos nós devemos repensar nossa atitude no trânsito para que possamos cuidar da nossa vida e da vida do outro, pois a principal preocupação da atual administração é com as pessoas”, afirmou o secretário.
Cabo Jota Ribamar destacou que, ao longo desses três anos, a Prefeitura tem buscado a melhor forma de salvar vidas. “Todos nós somos iguais no trânsito, certamente é o lugar mais democrático que existe. Não tem etnia, cor ou religião. Mas o meu desejo é que, no futuro, ele seja exercido com cidadania, para que diminuamos os índices de acidentes. É preciso educar, preparar e convencer as pessoas sobre a segurança no trânsito”, explicou.
Dados
Segundo o Cabo J. Ribamar, em 2009, Imperatriz tinha cerca 55 mil veículos e, em 2012, o número dobrou, com aproximadamente 115 mil veículos circulando pela cidade. “Nunca a cidade de Imperatriz cresceu tanto economicamente como agora, nós dobramos a frota de veículos na cidade, mas não mudamos a consciência das pessoas. Se a população não for educada, nós não conseguiremos diminuir o número de acidentes, é preciso implantar uma cultura de segurança no trânsito”.
O secretário destacou, ainda, que em Imperatriz acontecem cerca de 300 acidentes por mês, geralmente nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, em virtude do consumo de bebida alcoólica pelos condutores dos veículos. Além disso, 65% das vítimas de acidentes de trânsito no país são jovens entre 18 a 25 anos de idade. (Comunicação)
Comentários