Auditório lotado de funcionários durante capacitação sobre Humanização do Atendimento na rede SUS, realizado na manhã de segunda-feira

A capacitação aconteceu na manhã da última segunda-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O debate foi mediado pelo coordenador da Atenção Básica do Município, Anderson Nascimento; a apoiadora do Humaniza SUS no Maranhão, Maria Emídia Miguel da Fonseca, e por Benta Lopes Silva – apoiadora Temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

O objetivo da capacitação, segundo Anderson, é melhorar o atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, seguindo o que prevê a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde – SUS. “Estamos aqui conscientizando nossos funcionários da rede pública de saúde sobre a necessidade de oferecermos um atendimento que contemple as necessidades dos usuários, respeitando os princípios da integridade, equidade e universalidade”, informa o coordenador.
“As diretrizes apresentadas nas capacitações trazem elementos que contribuem para reflexão sobre o atendimento realizado nos postos de saúde, instigando o profissional a colocar-se no lugar do outro, se propondo a atender com prontidão, dignidade, respeito e civilidade. Nós sempre temos condições de melhorar, e é a partir destas mobilizações que mostramos aos colegas que podemos e temos como fazer isso”, ressalta Benta Lopes ao destacar a importância do treinamento, classificando-o como fundamental.
Participaram da capacitação todos os recepcionistas, vigilantes e auxiliares de serviços gerais das 42 Unidades Básicas de Saúde do Município, visando humanizar o atendimento a partir do acolhimento. “Faz-se necessário treinar as pessoas, a começar deste setor, porque elas são basicamente a porta de entrada dos usuários do SUS que nos procuram em busca de tratamento, e é indispensável que o paciente seja atendido com qualidade, sendo orientado da forma correta e direcionado ao serviço que resolva seu problema. Esse é nosso anseio”, ressalta Conceição Madeira, secretária de Saúde. (Maria Almeida - ASCOM)