Francisco Almeida, presidente da CDL Imperatriz

Raimundo Primeiro

“Um ano positivo, com muito trabalho, mas todas as iniciativas foram voltadas ao fortalecimento do comércio varejista da nossa cidade e região”.
As frases foram pronunciadas pelo empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, ao falar sobre as ações desenvolvidas pela entidade ao longo do ano passado.
Mais conhecido por Chico Brasil, o dirigente lojista destaca, a propósito, que a principal ação da CDL Imperatriz continua sendo a Campanha “Sonho de Natal”, que tem por objetivo atrair não só o consumidor local, mas de todo o Tocantins, visto que a cidade polariza toda uma importante região, com influência de mercado num raio de trezentos quilômetros.
Francisco Almeida destaca Imperatriz contar com um público consumidor de aproximadamente um milhão de pessoas que “para cá vêm em resposta às promoções realizadas pela CDL, anualmente”. Segundo ele, o trabalho é no sentido de fazer o comércio e a cidade andar de forma conjunta.
Sobre as frequentes mudanças implementadas na CDL, Francisco Almeida diz que isso se deve ao apoio que a entidade sempre obteve de seus associados.
“A CDL é uma instituição de fomento, principalmente promocional, e, ao longo dos anos, temos buscado mostrar ao consumidor a habilidade do lojista de Imperatriz, destacando as oportunidades que o mercado local oferece, uma vez que a cidade possui uma dinâmica de competição muito forte, com as pessoas conseguindo comprar, na maioria das vezes, a preços mais baixos do que nas grandes cidades”, observa.
Francisco Almeida diz que as ações que marcaram a CDL ao longo dos últimos anos foram essenciais ao processo de crescimento e modernização do comércio lojista imperatrizense.
O dirigente lojista reforça, frisando que “todas as nossas ações foram e continuam sendo importantes”. Francisco Almeida destaca, entretanto, que a Campanha “Sonho de Natal”, de abrangência regional, incentiva, aglomera pessoas e “revive a mística natalina, que a história tem mostrado ao longo dos anos.
Para Francisco Almeida, é imprescindível que o projeto continue, pois, além de incrementar as vendas do comércio, traz expressivo número de visitantes a Imperatriz durante o período de sua realização.
As parcerias firmadas com a Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) foram fundamentais para o sucesso de mais uma edição da Campanha “Sonho de Natal”.
“Essas parcerias são essenciais para que a gente possa realizar nossas campanhas. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a CDL reverte valores gerados com as campanhas e projetos em marketing e outras iniciativas que objetivam o fortalecimento de sua marca, além do comércio de Imperatriz e região.
De acordo com Francisco Almeida, o apoio da Prefeitura Municipal, com o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), entregando simbolicamente as chaves da cidade para o Papai Noel, na abertura de mais uma campanha, foi decisivo.
Outro importante projeto realizado em 2014 pela CDL foi a 3ª Feira da Beleza de Imperatriz, desenvolvida em novembro, no Centro de Convenções, com presença significativa de empresários e profissionais do setor, abrindo novos horizontes e possibilidades para as próximas edições do evento.