Será encerrado com a celebração de uma missa especial, hoje (5), às 18h30 na paróquia de São Francisco de Assis, em frente a Praça Brasil, Centro, o VII Congresso de Formação dos Frades Capuchinhos da Província dos Estados do Pará, Amapá e Maranhão. Tradicionalmente realizado todos os anos, o evento ocorre pela primeira vez em Imperatriz.
Desde segunda-feira, os religiosos estão reunidos numa chácara no Povoado Bananal, em Governador Edison Lobão num retiro espiritual com palestras e estudos bíblicos.
Sob a liderança do provincial frei Sílvio de Almeida, o encontro tem por finalidade estudar um importante documentos da Ordem dos Capuchinhos.
“Primeiro o congresso significa um evento de grande importância para a vida da província porque congregamos nesta semana todos nossos formandos, de todas as etapas da formação, e um momento para estudar um tema específico que trata de nossa vida e espiritualidade”, explicou o frei Silvio.
A escolha de Imperatriz como sede deste encontro pode ser explicada pela ligação história entre a cidade e os frades. Eles construíram a paróquia de São Francisco, uma das maiores da diocese, e ajudaram em ações de evangelização.
“Imperatriz não poderia existir sem a presença dos Capuchinhos, que construíram aqui grandes coisas como a maioria das paroquias. Temos alguns frades filhos de Imperatriz e a paróquia de São Francisco, uma das mais frequentada pelas pessoas da cidade e região e celebrarmos nosso encontro aqui e seria uma forma de resgatar nossa memória”, justificou frei Silvio. Além disso, também, seria para mostrar que a Ordem está crescendo e faz muitas obras em vários cidades dos três Estados e até em Cuba.
Frades da região, inclusive de Imperatriz, estão realizando missões em Cuba como é o caso do frei Juscelino.
“Este encontro é para dizer que a Ordem de alargou e dizer muito obrigado a cidade de Imperatriz e dizer que o apoio da cidade e da paroquia de Imperatriz de modo particular tem sido fundamental para o crescimento de nossa Província”, disse.
O documento chamado Racio Informacione organiza toda a formação dos mais de 11 mil frades Capuchinhos distribuídos em 108 países, mas em cada região passará por adaptações as culturas does respectivos lugares. No encontro de Imperatriz, como é chamado, os frades estudam o documento para poder fazer as adaptações necessárias para o trabalho dos religiosos na Província do Maranhão, Pará e Amapá e ainda Cuba. Frei Silvio disse que o encontro é importante e pediu que os católicos orem pelos frades do congresso para que Deus continue suscitando vocações e, pela grande generosidade divina, também, abençoe os religiosos.
O encontro, também, é um marco para a cidade de Imperatriz que comemora 167 anos de fundação no dia 16 de julho, data em que foi fundada pelo frade carmelita Frei Manoel Procópio do Coração de Maria. (João Rodrigues)