‘Guimar’ com a esposa e o neto

Hemerson Pinto

É mais um aniversário do fotógrafo Antônio Vieira de Sousa, o ‘Guimar’, como é conhecido. Nesta sexta-feira, ele completa 63 anos de idade e 35 de casado. Como fez questão de afirmar: “Casado com a mesma mulher e apaixonado por ela como sempre fui”, aproveitando o espaço para uma declaração à esposa, a professora Maria Lina.
Maranhense de Lago do Junco, Antônio Vieira foi trazido para Imperatriz pelos pais, quando a família mudou-se na esperança de melhorar a vida. ‘Guimar’ foi o apelido que recebeu ainda na infância, dado pelo padrinho.
O menino cresceu em Imperatriz e aprendeu ainda cedo os primeiros passos da fotografia com o cunhado Tarcísio. Nos primeiros anos da juventude, transformou-se no dono do espaço Foto Santo Antônio. Cresceu na profissão, e com ela conseguiu levar o pão para dentro de casa. Se bem que, por algumas vezes, acordou antes das 5h da manhã e saiu deixando a esposa e os meninos dormindo. Precisava fazer de tudo para voltar com os pães e o leite.
Os tempos mais difíceis passaram e levaram junto a luta árdua e diária para garantir o sustento da família. Os momentos mais difíceis deram espaço aos resultados do trabalho exercido com amor. A clientela cresceu e “cheguei a ter 32 clientes por mês. Eram clientes fixos, todos os dias tinha trabalho com algum deles”, lembrou. Entre os principais clientes, nomes da política e do comércio imperatrizense.
Hoje ‘Guimar’ olha para trás e para um pouco para refletir: “O que aprendi foi respeitar a sociedade. Que tenho hoje é uma amizade grande com muita gente na cidade. Isso é o mais valioso, o respeito que as pessoas têm por mim aonde chego”.
‘Guimar’ disputou várias eleições ao cargo de vereador. Em 1997 ficou como suplente e assumiu um dos gabinetes da Câmara de Imperatriz durante seis meses. Nas eleições de 2012 conseguiu 1.316 votos e novamente é suplente de vereador, pelo PMDB.
“Venci muitos obstáculos para criar meus filhos e vê-los chegarem aonde estão hoje”, comentou, citando os nomes e profissões dos quatro filhos: “Fábio Hernandes, advogado; Fernanda Heli, médica; Flávio Antônio, engenheiro ambiental; e Ulisses Vieira, neurocirurgião. Sou um vencedor”, finaliza.